O melhor pedaço da Maçã.

NVIDIA oficializa novos processadores gráficos, promove MacBooks e esclarece tecnologia Hybrid SLI

Tal como previsto, a NVIDIA aguardou o lançamento da nova linha de MacBooks para anunciar formalmente seu novo processador gráfico GeForce 9400M para todos os fabricantes de notebooks.

Publicidade

O chipset é um dos primeiros a mesclar tanto um chipset completo (incluindo memória e controladores de barramento) com um núcleo gráfico super moderno. Ele inclui 16 processadores — o dobro do GeForce 9300M e de outras GPU para laptops que, normalmente, ocupam o dobro de espaço físico — e 54GFLOPs de poder de força, prometendo cinco vezes mais performance para os MacBooks do que suas gerações anteriores.

Parte integrante da família “9” da NVIDIA, os novos modelos evidentemente suportam toda a lista de recursos da companhia, incluindo os efeitos visuais proporcionados pelo Shader Model 4, total decodificação de vídeos HD pelo hardware, computação CUDA generalizada e outros relacionados, como o PhysX. Um dos destaques do novo MacBook Pro depende do chamado Hybrid SLI, que possibilita a comutação entre o 9400M e o chip 9600M GT, de maneira a garantir uma melhor autonomia de bateria.

Publicidade

Apesar de estar disponível para uso por concorrentes da Apple, ao que tudo indica a Maçã conseguiu manter os novos chipsets com exclusividade até este lançamento público e oficial. Desta forma, apenas os novos MacBooks fazem uso do processador GeForce 9400M, por enquanto. Não é à toa que a NVIDIA faz questão de promovê-los, em seu site oficial:

Ainda que possibilite que usuários dos novos MacBooks Pro alternem entre os dois chipsets gráficos incorporados às máquinas, a NVIDIA faz questão de esclarecer que o uso da tecnologia Hybrid SLI, porém, não possibilita — como esperado — que ambos processadores sejam utilizados simultaneamente.

Publicidade

Como já observamos anteriormente aqui no MacMagazine, a própria troca entre GPUs nos MacBooks Pro requer que usuários finalizem suas seções, no Mac OS X. O fato é que existem outras implementações da Hybrid SLI da NVIDIA que não só permitem a comutação de GPUs em tempo real, como também possibilitam o uso de ambas juntas. Resta saber se a questão depende do hardware das novas GeForces ou de software/firmware das máquinas e/ou dos chipsets em si.

[Dica do Emanuel Tavares, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ShareCard possibilita a troca de vCards entre iPhones e iPods touch, pelo ar

Próx. Post

Adobe disponibiliza versão 5.0.4 do InDesign e InCopy CS3

Posts Relacionados