Confira mais novidades descobertas no build 10A190 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Como você já sabe, depois de bastante tempo, a Apple liberou ontem cedo um novo build (10A190) do Mac OS X 10.6 Snow Leopard para seus desenvolvedores parceiros. Apesar de inicialmente dizer que o sistema focaria-se apenas em estabilidade e performance, já divulgamos diversas novidades bastante interessantes por aqui e acabamos de obter uma lista atualizada do que anda pipocando pros lados de Cupertino.

Finder em Cocoa
Este, nós havíamos comentado há alguns dias e foi agora confirmado: o Snow Leopard marcará a transição completa do Carbon para o Cocoa, desde o lançamento do Mac OS X. Trata-se de um ambiente de programação orientado a objetos que já foi utilizado para reconstruções de quase todos os aplicativos que acompanham o sistema operacional da Apple.

Kernel de 64 bits
O Snow Leopard migrará para um kernel de 64 bits, apesar de alguns Macs ainda não conseguirem rodar nativamente neste modo com a versão de testes do SO liberada até então para os desenvolvedores.

Compressão de arquivos HFS+
A nova geração do Mac OS X incluirá suporte para o sistema de compressão de arquivos HFS+, que foca-se principalmente na redução dos arquivos de sistema e aplicativos nativos da Apple em uso normal. A compressão aplica-se apenas a arquivos read-only e também é desenhada para ser retrocompatível, de maneira que o Tiger e o Leopard continuem lendo os arquivos sem problemas.

Nova gamma padrão de tela
Finalmente! A gamma (luminância) padrão do Snow Leopard passou para 2,2 — muito mais profunda do que a 1,8 (mais clara e com menos contraste) utilizada em todos os Macs, desde então. A novidade com certeza agradará a editores visuais e usuários comuns em geral; eu, pelo menos, sempre defini esta configuração manualmente, calibrando o meu monitor via ColorSync.

Aplicativos
Alguns programas também ganharam novidades, tais como conexões para a criação e visualização de conteúdos de servidores Microsoft Exchange no Address Book, iCal e Mail. O Automator, em uma nova versão, também poderá enviar seus fluxos de trabalho como serviços do sistema operacional.

A previsão é que o Mac OS X 10.6 Snow Leopard chegue ao mercado em meados de 2009. Outra novidade é que sua instalação deverá ser bastante simplificada pela Apple.

[Via: World of Apple.]

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Fundador e editor-chefe
Google+

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 6 (cinza espacial) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.