O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft anuncia Windows Azure, sua plataforma de cloud computing

Nada de Project Red Dog, Windows Cloud ou Windows Strata: a Microsoft acaba de oficializar o seu novo sistema operacional de cloud computing: chama-se Windows Azure.

Publicidade

O anúncio foi feito por Ray Ozzie — arquiteto-chefe de softwares da gigante de Redmond — nesta manhã, durante a Professional Developers Conference (PDC2008).

O sistema permite que desenvolvedores e interessados colaborem simultaneamente em uma plataforma de aplicativos totalmente interoperacional. Os softwares criados podem rodar pela nuvem e até mesmo aprimorar aplicativos convencionais com recursos bacanas. Seu maior (e talvez único) concorrente é o Elastic Compute Cloud, (Amazon EC2).

O Azure reduz a necessidade de investimentos em tecnologias de ponta e permite que desenvolvedores rápida e facilmente criem aplicativos rodando na nuvem com seus conhecimentos no ambiente Microsoft Visual Studio e na framework Microsoft .NET.

Todo o serviço é uma plataforma aberta que suporta não apenas estes dois supracitados, como também as linguagens Eclipse, Ruby, PHP e Python. Ele ainda não está no ar, mas os geeks curiosos de plantão já podem se registrar como parte do Community Technology Preview.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Contatos do Gmail ganham três novos grupos padrão: Amigos, Família e Colegas de Trabalho

Próx. Post

Nokia lançará sua Music Store e serviço Comes With Music em 2009 no Brasil

Posts Relacionados