O melhor pedaço da Maçã.

Gmail Labs traz aos usuários gadgets do Calendar, Docs e outros

Visando integrar ainda mais todos os seus serviços, o Gmail ganhou hoje dois novos gadgets, disponíveis imediatamente como experimentos do Labs. Agora, você pode colocar junto do chat e marcadores do Gmail, na sua barra lateral, boxes do Calendar e do Docs.

Publicidade

Eu sou o tipo de cara que tenho abas fixas, sempre abertas no Firefox; dentre elas, estão o próprio Gmail e o Calendar, além do Reader. Com esta novidade, posso agora conferir meus próximos compromissos e eventos sem sair da interface do Gmail. Apesar de não ser um usuário assíduo do Docs, também é bacana ter acesso rápido aos documentos trabalhados recentemente por lá.

Mas calma, a leva de novidades ainda não acabou: um terceiro experimento do Labs permite que qualquer gadget seja adicionado via sua URL do arquivo de especificação XML. Por enquanto, o processo não é lá muito simplificado, mas a idéia ainda é embrionária e boa para desenvolvedores brincarem com seus gadgets no Gmail. Um exemplo seria adicionar um módulo de vídeos do YouTube por lá, via a seguinte URL:

http://www.google.com/ig/modules/youtube_videos.xml

Publicidade

Se você for começar a brincar com isso, lembre-se sempre de que, quanto mais gadgets adicionar à sua conta, mais o peso deles influenciará na performance do serviço — o que pode prejudicar a sua produtividade. Além disso, nem todos os gadgets são compatíveis com o protocolo HTTPS, então se você estiver acessando o Gmail em modo seguro, poderá ver avisos de alerta de gadgets sendo servidos via HTTP (mas eles prometem melhorar isso em breve).

Dica final: use a funcionalidade de reordenar os boxes das barras laterais para posicionar os seus gadgets da forma que melhor lhe convir no seu Gmail.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

RED prepara grande lançamento de câmeras Epic e Scarlet

Próx. Post

CodeWeavers libera toda a sua linha de softwares CrossOver gratuitamente (só hoje!)

Posts Relacionados