O melhor pedaço da Maçã.

Opera Mini é mais um aplicativo rejeitado pela Apple na App Store

Parece que a Opera chegou a desenvolver uma versão do seu navegador móvel Opera Mini para iPhones e iPods touch, mas ela já foi rejeitada pela Apple na App Store.

Publicidade

Em um artigo sobre o navegador publicado hoje no The New York Times, o próprio CEO da Opera, Jon Stephenson von Tetzchner, afirmou que os engenheiros da empresa chegaram a desenvolver uma versão do seu navegador que roda no celular da Apple, mas ela não teria sido autorizada a lançá-lo por competir com o Safari Mobile.

Apesar de sabermos que era intenção da Apple usar o Opera Mini no iPhone OS X, vale lembrar que hoje a coisa mudou de figura, devido a algumas restrições existentes no seu SDK. Tanto o antigo quanto o seu atual acordo de privacidade são bem claros nesse ponto e não permitem o desenvolvimento de outros interpretadores de JavaScript e mecanismos de renderização de páginas para uso em aplicativos.

Publicidade

Apesar de não ser possível afirmar se um navegador de terceiros que use a mesma tecnologia do Safari Mobile possa ser distribuído na App Store, o caso de produtos como o Opera Mini (e até uma versão móvel do Firefox) já estavam descartados, por usarem outras tecnologias.

Por outro lado, esta não é a primeira vez que um aplicativo é negado na App Store por causar conflitos com tecnologias já presentes no iPhone OS X. Mês passado, vimos o caso do Podcaster, que foi rejeitado por duplicar uma funcionalidade do iTunes.

Aparentemente, agora ele está sendo distribuído no Cydia para iPhones jailbroken, mas é improvável que a Opera faça o mesmo com seu navegador, já que ela não se manifestou publicamente sobre o assunto até o momento. Nesse caso, o Opera Mini para iPhone morreu mesmo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TIM pretende negociar venda do iPhone 3G com a Apple Brasil até o Natal

Próx. Post

“Cloud computing” do mal

Posts Relacionados