O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla adiciona modo de navegação privada em um build de testes do Firefox 3.1

Um build do Firefox 3.1 lançado hoje traz mais uma novidade. Os que já estiverem utilizando a nova versão de testes encontrarão um novo modo de navegação onde o aplicativo não registra nenhuma informação sobre os sites visitados pelo usuário — cookies, histórico de páginas, dados digitados em campos de formulários etc.

Publicidade

Esse tipo de recurso é muito útil para aqueles que estão navegando em computadores locais públicos e querem se certificar de que seus dados de navegação não serão armazenados para um possível acesso posterior.

Assim como no Safari, o recurso ganhou o nome de Private Browsing (mas também é conhecido como Porn ou P0rn Mode, hehe) e está acessível através do menu Ferramentas (Tools). Uma mensagem de confirmação (que pode ser desativada, claro) requer uma ação do usuário para que ele seja ativado.

A partir daí, o navegador irá memorizar e fechar temporariamente todas as abas e janelas abertas no momento que você ativou o recurso, e exibe uma nova janela apenas com uma aba alertando o usuário de que ele está em funcionamento. Ao contrário do modo “Anônimo” do Google Chrome, a única dica que os usuários terão sobre o recurso ativo é a mensagem “Private Browsing” ao lado do título da janela, e não uma janela com design totalmente diferente.

Publicidade

Para desativá-lo, basta voltar ao menu Ferramentas e selecionar a mesma opção. Tudo é novamente encerrado e o Firefox abre as abas e janelas que estavam abertas antes de você entrar em navegação privada, como se você tivesse parado naquele ponto e não tivesse feito mais nada desde então.

Por enquanto, não é possível ter abas e janelas abertas em modo normal e abas e janelas abertas no modo privado. Ehsan Akhgari, desenvolvedor da Mozilla que trabalhou na implantação do recurso, explica em seu blog que esse tipo de funcionalidade requer mudanças na arquitetura do navegador que podem (ou não) ser adiadas para uma próxima versão.

Além disso, ele revela que o Firefox 3.1 Beta 2 trará a funcionalidade por padrão, o que quer dizer que ela já estará disponível na versão final. A Mozilla também está trabalhando em vários outros aprimoramentos nas opções de privacidade do seu navegador, mas que não deverão chegar neste próximo grande lançamento, infelizmente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

05 de novembro, parabéns a todos os designers

Próx. Post

Criador do ZiPhone descobre bug que trava o iPhone via um código malicioso de áudio

Posts Relacionados