O melhor pedaço da Maçã.

Para executivo da Apple, iPhone e iPod touch representam ameaças para PSP e DS

Segundo Greg Joswiak, vice-presidente de marketing da Apple para o iPod, o iPhone e o iPod touch são fortes concorrentes dos consoles móveis PSP, da Sony, e DS, da Nintendo. Em entrevista à BBC, o executivo afirmou que os concorrentes representam a maneira antiga de se desenvolver e distribuir jogos.

Publicidade

Uma das principais críticas feitas por ele é quanto ao método de distribuição utilizado. “Vender cartuchos é a velha guarda dos games”, onde, segundo ele, acaba saindo mais caro criar, licenciar e fabricar títulos de qualidade.

Por outro lado, a App Store é mais eficiente, onde jogos não custam mais de US$10 e podem ser adquiridos sem sair de casa, muitas vezes pelo próprio iPhone/iPod touch. Entretanto, é bom lembrar que isso aos poucos está deixando de ser uma exclusividade da Apple: a Nintendo está correndo logo atrás, trabalhando em uma forma dos usuários baixarem jogos direto da internet. O DSi, previsto para ser lançado no Japão ainda este mês, será o primeiro console móvel da companhia a embarcar neste modelo de negócio.

Publicidade

Outro ponto abordado por Joswiak está relacionado ao desenvolvimento de jogos na plataforma móvel da Maçã. “A tela multi-touch e o acelerômetro dão maior controle aos desenvolvedores do que os demais dispositivos portáteis de games”, segundo ele, já que qualquer controle extra pode ser facilmente elaborado e inserido na sua própria área, sem comprometer o espaço visual do jogo.

Embora os constantes avanços da Apple em oferecer melhores opções de entretenimento para seus clientes, com mais jogos para Macs e até para iPods e iPhones, é importante lembrar que ela está bem longe das suas “concorrentes” na liderança deste mercado. Ok, talvez não falte variedade de títulos nos seus gadgets — dos 6.000 aplicativos da App Store atualmente, 1.500 são jogos, muitos grátis — ou mesmo nos Macs, mas ainda não é o ideal.

Acredito que nesse mercado o que conta é a presença de títulos de grandes produtoras nos consoles, já que são eles que atraem os fanáticos por jogos. No caso da Apple, isso está, aos poucos, se tornando realidade, mas, para mim, enquanto Chinatown Wars não for confirmado para iPhone e Grand Theft Auto IV não estiver no Mac, vai ser difícil ter conversa… 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Belkin lança cabo USB para facilitar a migração do PC para o Mac

Próx. Post

Mozilla Foundation libera Firefox 3.0.4

Posts Relacionados