O melhor pedaço da Maçã.

Google proporciona buscas customizadas com o novo SearchWiki

Depois de testá-lo com usuários selecionados por alguns meses, o Google acaba de abrir o SearchWiki ao público — um sistema de buscas customizável, com recurso de votação à la Digg, isto é, que altera manualmente (pela colaboração das pessoas) o ranking dos sites nas buscas, inclusive com comentários dos mesmos.

Publicidade

No novo serviço, as buscas se tornam muito mais sociais, permitindo que usuários empurrem resultados mais importantes para cima e outros menos relevantes para baixo. É possível, até mesmo, adicionar resultados não-listados e remover sites que você não queria que sejam listados. Mantendo-se logado no sistema, os resultados personalizados aparecerão sempre que você realizar novas buscas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=t8Pl1H0dIXE[/youtube]

Por enquanto, a coisa parece ser totalmente independente dos resultados de buscas padrão do Google, organizados a partir do seus complexos algoritmos e do PageRank. Todavia, eu não duvido nada que, com base na colaboração de milhões de usuários no mundo, os votos e movimentações humanas passem a afetar, no futuro, os resultados de buscas convencionais.

A novidade será habilitada nas contas de todos os usuários com contas no Google aos poucos, a partir de hoje.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google proporciona 88% do faturamento da Mozilla; será que ela não possui fins lucrativos mesmo?

Próx. Post

The Iconfactory e ARTIS Software lançam Frenzic, novo jogo para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados