O melhor pedaço da Maçã.

YouTube realiza testes com vídeos em alta definição (720p)

Sem fazer nenhum anúncio a respeito, o Google começou a fazer testes no YouTube com vídeos em alta definição numa parte do seu conteúdo.

Publicidade

Apesar da qualidade da maioria dos vídeos disponíveis no site ter melhorado muito nos últimos tempos, a visualização deles ainda é péssima no modo tela cheia, principalmente em monitores de alta resolução.

Vídeo do YouTube na qualidade padrão (esquerda) e em alta definição (direita), ambos no modo tela cheia
Qualidade padrão (esquerda), alta definição (direita): ambos no modo tela cheia

Atualmente, vídeos hospedados no serviço do Google possuem, no máximo 480×270 pixels. Mas alguns deles já estão sendo testados em HD 720p, com áudio stereo surround. O novo formato que está sendo usado provavelmente é baseado no mesmo padrão dos programas de TV em alta definição vendidos na iTunes Store.

Como a novidade ainda está em testes e a maioria esmagadora do conteúdo do YouTube não suporta tamanha resolução, é preciso adicionar a extensão &fmt=22 no final da URL de um vídeo para conferir a qualidade. Veja, a seguir, um vídeo do YouTube na qualidade padrão:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zlfKdbWwruY[/youtube]

Agora veja o mesmo vídeo, dessa vez no novo formato HD:

Publicidade

Caso queira assisti-lo em tela cheia para uma melhor comparação, abaixo estão as URLs do vídeo em qualidade padrão e em alta definição, respectivamente:

http://www.youtube.com/watch?v=zlfKdbWwruY&fmt=18

http://www.youtube.com/watch?v=zlfKdbWwruY&fmt=22

Apesar de ser uma novidade no YouTube, outros sites de vídeos online já oferecem conteúdo em alta resolução há um bom tempo. O Vimeo é um bom exemplo, além do brasileiro Videolog.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

The Iconfactory e ARTIS Software lançam Frenzic, novo jogo para iPhones/iPods touch

Próx. Post

FingerTips lança versão 2.0 do SORTE!

Posts Relacionados