Trend Micro detalha novo malware que afeta o Mac OS X

A firma de segurança Trend Micro reportou nesta semana que mais um malware para o Mac OS X está rolando por aí, além do Cavalo de Tróia RSPlug.D, que comentamos há alguns dias. O aplicativo chama-se OSX_LAMZEV.A e dá a crackers uma forma de controlar Macs infectados.

Tal como o primeiro caso desta semana, este não é um vírus e requer que usuários executem o aplicativo e permitam que ele seja instalado na máquina. Uma vez feito isso, o app ainda pergunta que porta do firewall pode utilizar (acima de 1024) e, logo depois, coloca-se na lista de programas abertos automaticamente no login.

De acordo com a Trend Micro, “usuários de Macs podem ser infectados quando acessarem sites remotos que hospedem o backdoor.” Ele pode, é claro, ser mascarado como um software legítimo, aumentando as chances de ser instalado por um número maior de pessoas.

Assim como todos malwares que existem para o Mac OS X, para se proteger deste não é preciso instalar antivírus ou coisa que o valha na sua máquina. Basta ficar sempre atento e não baixar arquivos de sites desconhecidos, muito menos sair abrindo tudo o que vê pela frente, sem medo de ser feliz.

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Fundador e editor-chefe
Google+

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 6 (cinza espacial) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.