O melhor pedaço da Maçã.

Brasileiro publica vídeo do iPhone Linux (com OpeniBoot) rodando em um iPod touch

Há dois dias, falamos no MacMagazine sobre o OpeniBoot, um bootloader que permite a instalação de um sistema operacional Linux (baseado no kernel 2.6) em iPhones e iPods touch. Um dia depois de ser feita a sua primeira demonstração, um brasileiro — leitor nosso, inclusive — fez o teste da ferramenta e gravou um vídeo demonstrando as suas principais funções, confira:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=13m9yqJj2zE[/youtube]

O processo de instalação é complicado e, por isso, não é recomendado para fracos de espírito ou pessoas que não tenham conhecimento de Linux em modo texto, ou seja, não possui importância para muitos, mas com certeza chama atenção de curiosos. 😉

Ele conta que teve de fazer downgrade e jailbreak para o firmware 2.1 antes de prosseguir com a instalação propriamente dita do OpeniBoot e do iPhone Linux. Segundo as instruções de instalação, é preciso um ToolChain pré-compilado em um computador rodando Ubuntu.

Em seguida, foi feito o upload de uma imagem do bootloader para o iPod touch, seguida do backup da memória NOR do aparelho no estado anterior à instalação. Por fim, ele chegou ao OpeniBoot rodando com sucesso no seu aparelho.

Por meio do ambiente X11, ele ainda foi capaz de rodar o OpeniBoot Client direto no Mac OS X:

[Valeu, pH!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SavySoda lança suíte de produtividade móvel para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Momento Nostalgia: Steve Jobs apresenta a primeira Apple Retail Store

Posts Relacionados