O melhor pedaço da Maçã.

Google Friend Connect está agora aberto em fase beta para todos

O Google abriu nesta semana a fase beta do Friend Connect, novo serviço que facilita a adição de funcionalidades sociais a sites diversos sem a necessidade de códigos especiais. O bacana é que não é preciso nenhuma conta especial para sua utilização: as pessoas podem se logar usando contas do Google, Yahoo!, AOL ou OpenID. Ele permite até mesmo que perfis sejam importados junto com listas de amigos de redes sociais, como o Google Talk, Orkut e LinkedIn.

Publicidade

Inicialmente, alguns poucos gadgets disponíveis aumentam a interação de usuários com sites. Um deles lista os membros cadastrados, outro permite que pessoas postem comentários gerais sobre o site e um terceiro integra um sistema de comentários de itens/posts — ótimo para blogs, vídeos etc. O sistema suporta gadgets OpenSocial, mas ainda não há um diretório oficial deles.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=N94s7ix0JPo[/youtube]

Ao menos por enquanto, um dos calcanhares de Aquiles do Friend Connect é a impossibilidade de realmente integrá-lo com sistemas já existentes em sites. Apesar de seu visual poder ser customizado por webmasters, ele não permite que a sua rede de usuários (com estatísticas e tudo mais) nem mesmo seu sistema de comentários se comuniquem com ele.

“Coincidentemente”, o Facebook também abriu nesta semana o seu serviço Connect, com uma idéia bem semelhante.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Facilidades do iPhone: indicação de telefone de contato ao digitá-lo no teclado numérico

Próx. Post

Foxmarks ganha versão beta para o Safari

Posts Relacionados