O melhor pedaço da Maçã.

Macworld Expo 2009: novo iMovie para apagar más impressões do passado

Depois de praticamente admitir que a versão ’08 do iMovie não tinha algumas características essenciais a um programa de edição de vídeo, Phil Schiller chamou ao palco Randy Ubillos, programador-chefe dos aplicativos de vídeo da Apple, para demonstrar o novo programa.

Publicidade

Nova função drag-and-drop do iMovie '09

Dentre as novidades, está um estabilizador de imagem para os vídeos tremidos, filtros novos (ou efeitos, o nome que preferir) — como raios-X, desenho etc. — e uma maior precisão na edição, incluindo a nova função drag & drop e o Precision Editor, que apresenta uma versão maximizada do vídeo para realizar alterações minuciosas. Também conta com a implementação de mapas 2D e 3D, como no novo iPhoto, e mapas animados.

Ficou mais fácil também editar o áudio no novo iMovie, já que as edições de áudio e vídeo são agora independentes. Será o fim da necessidade de exportar o trabalho para depois abri-lo no GarageBand e realizar as mudanças sonoras?

Publicidade

Relembrando o iMovie HD, agora é possível adicionar temas ao vídeo, característica que havia desaparecido na versão ’08. Os temas são dinâmicos e certamente irão requerer muito poder de processamento.

O estabilizador de imagens provavelmente é a ferramenta mais interessante do programa. Incorporando uma função já existente nos programas Motion e Final Cut Pro, ambos do pacote Final Cut Studio, o novo iMovie permitirá estabilizar vídeos tremidos, com um controle para regular a intensidade da correção. Até porque, em excesso, a ferramenta acaba removendo conteúdo visual — o que é normal, já que assim funciona o estabilizador nos demais programas também.

Talvez ainda tenha gente que prefira o Windows Movie Maker, por sua simplicidade e rapidez em realizar outras coisas que o novo iMovie ainda não faz. Mas mesmo assim, em Cupertino deram mais um passo rumo ao fim do Final Cut Express.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Macworld Expo 2009: Apple lança iLife ’09, confira detalhes sobre o iPhoto ’09

Próx. Post

Macworld Expo 2009: muitas novidades no GarageBand, mais um aplicativo atualizado no iLife ’09

Posts Relacionados