O melhor pedaço da Maçã.

iPhone poderá ganhar processador multi-core

iPhone multi-coreA Imagination Technologies, empresa responsável pela fabricação de sistemas POWERVR de gráficos e vídeos — que são atualmente utilizados no iPhone —, lançará em breve na CES 2009 uma nova versão multi-core do seu chip gráfico, o POWERVR SGX543. Esta é a primeira versão de chips com múltiplos núcleos que oferece suporte à tecnologia de aceleração GPGPU, criada pela empresa, e que poderá ser uma escolha da Apple para equipar seu smartphone.

Publicidade

O novo chip, além de aumentar consideravelmente o poder de processamento do iPhone, permitirá que a Apple crie novos aplicativos e funções que atualmente não são utilizadas em smartphones e são restritas a computadores. Sem falar que todo esse processamento extra tornará o iPhone uma plataforma para jogos muito mais poderosa que o Nintendo DS ou o Sony PSP.

Para quem não se lembra, a Imagination Technologies é aquela empresa da qual a Apple recentemente comprou uma porcentagem de ações. Embora a Maçã tenha uma certa preferência dentro da empresa, só deveremos ver esse novo chip chegar ao iPhone daqui a uns 18 meses — como a empresa acabou de licenciar a nova tecnologia, este é o tempo mínimo para vermos aparelhos equipados com o POWERVR SGX543 chegarem ao mercado. Com isto, é mais provável que a próxima versão do smartphone seja equipado com a atual versão de chips POWERVR, o SGX.

Contudo, rumores atuais apontam para uma nova versão de firmware para o iPhone, o iPhone 3.0, que terá suporte a processadores quad-core. Como a Apple possui licença da arquitetura da ARM e a PA Semi (que foi comprada pela Apple) é especialista no design de chips de baixo consumo, é mais provável que ela adote uma derivação do processador multi-core da companhia — o ARM Cortex A9, em conjunto com o chip POWERVR SGX — na próxima versão do iPhone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Boxee fecha acordos com Joost, BBC e MTV

Próx. Post

SanDisk anuncia novos SSDs de 60GB, 120GB e 240GB

Posts Relacionados