O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: Numbers ’09 está quase lá

Ícone do Numbers Em meio ao lançamento do iLife ’09, a Apple lançou a atualização do iWork para a edição ’09. O grande mote do update é não só entregar um pacote de programas mais fácil de usar, como também trazer ferramentas realmente úteis para o cotidiano de um usuário doméstico.

Publicidade

Nesta análise do Numbers ’09, que inaugura uma revisão de todo o pacote iWork, falamos de um software honesto. Ele edita planilhas com muita facilidade, traz modelos bem bacanas, mas deixa um pouco a desejar na edição de planilhas um pouco mais sofisticadas.

O método da análise foi muito simples: utilizou-se uma planilha de cálculos financeiros, que geralmente é editada no Microsoft Excel, e sobre ela tentamos editar o documento no Numbers ’09. Além disso, todos os macetes passados nos vídeo-tutoriais da própria Apple foram usados.

Interface do Numbers '09

A primeira impressão é que a Apple tomou ainda mais cuidado na edição ’09 para deixar boa parte dos comandos mais usados no seu campo visual. Isso vai desde os botões para editar uma célula até fórmulas de média e somatória.

Publicidade

Gerir uma planilha no iWork fica complicado mesmo quando o recurso de filtros, que é muito avançado, não dá conta do recado. Imagine o seu saldo bancário totalmente classificado por categorias (tags) e daí tirar planilhas de análise mais complicadas.

Classificação de células no Numbers '09
Classificação de células no Numbers '09

No Excel, isso seria resolvido com uma simples pivot table, mas o Numbers continua não contando com esse recurso. Aí, é questão de “se virar nos 30” com os filtros automáticos. Mas, mesmo com eles, a sua planilha pode ficar poluída ou confusa. Fora que mexer no comando “Inspector”, que abre uma série de opções de edição das células, requer uma certa quebra de cultura. É bem diferente, mesmo:

Inspector do Numbers '09Inspector do Numbers '09

Mesmo sem uma solução prática para as pivot tables do Excel, o Numbers é um software bem honesto para a confecção de planilhas domésticas seduzidas por uma bela interface gráfica — típica dos produtos criados em Cupertino.

Novas opções de gráficos no Numbers '09
Novas opções de gráficos no Numbers '09

A conclusão quanto ao Numbers ’09 é que a Apple trabalhou de forma consistente na atualização do software. Não se trata de uma nova versão frente ao Numbers ’08, mas um update que deixa a ferramenta mais prática e preparada ao quesito de colaboração. Em breve, também faremos uma análise do iWork.com, que tem total relação com isso.

Enquanto a Apple ainda se acerta numa solução aos recursos mais avançados do software, nós, usuários domésticos, podemos nos divertir e até nos empolgar com os templates de planilhas de finanças pessoais. Ao mesmo passo que sonhar que um dia os recursos do Mint.com estejam disponíveis aos brasileiros.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Box.net para o iPhone dá 1GB de espaço grátis para usuários na nuvem

Próx. Post

VMware lança vCenter Converter 4.0

Posts Relacionados