Como forçar determinado software a abrir no idioma desejado no Mac OS X

Get Info do PagesNo começo do ano passado, falamos aqui no MacMagazine sobre o Xslimmer, um software que se propõe a “enxugar” o Mac OS X ao máximo. Dentre os processos realizados por ele, está o de remover idiomas indesejados de todos os aplicativos instalados — o que salva um bom espaço em disco.

Porém, há quem não saiba que isso pode ser feito manualmente. Aliás, você não precisa necessariamente remover uma língua para abrir determinado programa no idioma que quiser — independente do que estiver selecionado como principal no seu sistema.

No Finder, selecione o aplicativo desejado e pressione Command + I para abrir a sua janela de informações. Uma das seções (que provavelmente estará encolhida) lista justamente as línguas disponíveis para aquele programa específico. Aí, basta você desmarcar as caixinhas que não quiser, ou então pressionar o botão com sinal de menos (-) para removê-la completamente do pacote.

Para os usuários mais avançados, há também uma forma de chamar o aplicativo via Terminal especificando o idioma desejado. Exemplo:

[code lang=”c”]/Applications/iCal.app/Contents/MacOS/iCal -AppleLanguages ‘(pt-BR)'[/code]

Bacana, não é? ;-)

[Dica do Roberto Lima, muito obrigado!]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.