O melhor pedaço da Maçã.

Gartner prevê queda de 12% em vendas de PCs

eepc - coresTalvez a queda da participação da Apple no mercado de computadores de 9,93% para 9,71% seja uma manifestação precoce do difícil cenário para o mercado mundial de PCs em 2009, previsto pela Gartner.

Publicidade

Para a consultoria, a indústria de computadores pessoais experimentará seu maior declínio em vendas durante o decorrer deste ano e espera que sejam vendidas 257 milhões de unidades de PCs entre desktops, laptops e netbooks, o que representaria uma retração de 11,9% na comparação direta com as vendas de 2008. Anteriormente, o pior declínio enfrentado pelo setor ocorreu em 2001, quando as vendas diminuíram 3,2% na comparação com o ano anterior.

George Shiffler, diretor de pesquisa da Gartner, afirmou nesta segunda-feira (2/3) que “o setor está enfrentando condições incomuns à medida que a economia global continua enfraquecendo, os usuários prolongam a vida útil de seus computadores e os fabricantes tornam-se cada vez mais cautelosos”. Para ele, a retração deverá afetar tanto os mercados emergentes quanto os desenvolvidos, alertou a consultoria. Isoladamente, a queda deve ficar em torno de 10,4% e 13%, respectivamente.

Publicidade

Se a venda de computadores de mesa deverá declinar mais de 30% em relação a 2008, a venda de portáteis atingirá a marca de 155,6 milhões de unidades, um aumento de 9% na comparação com o ano passado. Segundo a Gartner, o crescimento será “substancialmente impulsionado” pelos netbooks — os salvadores da pátria — e afins. Sem eles, o incremento das vendas na categoria dos computadores portáteis dificilmente ultrapassaria a marca de 2,7%.

“Os mercados desenvolvidos continuam a ser os consumidores primários de netbooks, mas, uma vez que os preços continuem a cair, eles deverão atrair um número crescente de compradores em países emergentes”, avaliou Angela McIntyre, diretora de pesquisa da Gartner.

O cenário pré-apocalíptico se completa com a previsão, da própria Gartner, na qual o mercado de semicondutores deverá apresentar um declínio de 24% em receita neste ano de 2009, na comparação com 2008, ante a previsão anterior — mais otimista — de uma queda de “apenas” 16%.

Publicidade

Será necessário muito jogo de cintura e criatividade por parte de todos os envolvidos para que as coisas a médio prazo voltem ao normal. Torço para que seja rápido.

[Via: Appleinsider.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google começa a implementar chat no iGoogle

Próx. Post

100 fotos que você não diz que foram tiradas com iPhones

Posts Relacionados