O melhor pedaço da Maçã.

Use o Dropbox para sincronizar preferências dos seus programas no Mac com a nuvem

Logo da DropboxVocê se lembra da Dropbox? Pois bem: o pessoal do TheAppleBlog publicou recentemente uma dica muito interessante de como sincronizar as preferências dos seus aplicativos no Mac com a nuvem, certificando-se de que você possa utilizá-los do mesmo jeito independente de onde esteja — contanto que use um Mac conectado à sua conta, evidentemente. O tutorial deles é baseado no Dropbox, mas funciona com qualquer serviço semelhante, como o ZumoDrive, que comentamos no começo deste mês.

Publicidade

Sem entrar no passo-a-passo do processo, a ideia é basicamente mandar as preferências dos programas que quiser para a sua pasta do Dropbox no Mac (que será sincronizada com a nuvem) e então criar um atalho (alias) dela, colocando-o no mesmo lugar de origem — com o nome idêntico ao de antes, é claro. Você pode fazer isso tanto com arquivos de preferências soltos (normalmente encontrados em ~/Library/Preferences/) quanto com pastas inteiras de suporte (em ~/Library/Application Support/).

A transferência de dados com a Dropbox é extremamente segura, então não é preciso se preocupar com isso. Além do mais, o serviço funciona como o Time Machine do Mac OS X Leopard, o que significa que ele mantém as versões antigas dos arquivos e pastas salvos — ou seja, se algo de errado acontecer com o seu arquivo de preferências (como um corrompimento), você pode reverter para uma versão anterior a qualquer momento.

A única dica que fica é de não usar o mesmo aplicativo simultaneamente em dois lugares enquanto o software estiver aberto nas duas máquinas — aí, é pedir pra ter problemas. Portanto, certifique-se de encerrá-lo por completo num computador antes de abri-lo em outro que também esteja usando o arquivo de preferências armazenado na Dropbox. Legal, né? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Luz no fim do túnel: orelha da Apple fica vermelha e Tweetie 1.3 é aprovado na App Store

Próx. Post

World of Goo: jogo bacaninha também tem versão pra Mac

Posts Relacionados