A Apple solicitou recentemente uma patente de interface baseada em geolocalização, que supostamente mudará a forma como usuários de iPhones e iPods realizam compras em lojas físicas — reporta o The Register.
Intitulada “Graphical User Interface with Location-Specific Interface Elements”, a invenção cobre uma série de serviços influenciados pela localização geográfica da pessoa, mas destaca, evidentemente, facilidades em compras feitas na própria iTunes Store enquanto o usuário está em trânsito.
Num dos exemplos citados, a pessoa que estivesse em uma loja ouvindo uma música poderia identificar o seu nome e artista na tela do gadget, onde teria acesso a um botão para compra imediata na iTS. Nesses casos, tanto a Apple quanto a loja onde o consumidor se encontrava se beneficiariam da compra, dividindo os lucros obtidos com a mesma.
Um outro aspecto da patente explica que o GPS de dispositivos como o iPhone estão se tornando tão precisos que será possível veicular propagandas e informativos para o usuário com base no lugar onde ele estiver — por exemplo, o aviso de uma promoção de um tipo de café especial enquanto ele está na fila de compra do Starbucks.
Não há dúvidas de que a Apple tem muitas ideias interessantes relacionadas a geolocalização. Ela já trabalha em invenções que exploram interatividades diversas com mapas digitais, implementou integração de metadados de GPS no iPhoto ’09 e já se sabe que o Mac OS X 10.6 Snow Leopard passará a usar nativamente o framework Core Location do iPhone.
Acho isso tudo muito legal, mas só tem uma coisa que não pode ser nunca esquecida: dar a possibilidade de o usuário desligar qualquer funcionalidade do tipo, quando quiser. Por mais benefícios que a tecnologia possa nos trazer, tem horas em que ela pode se tornar uma inconveniência muito grande.