O melhor pedaço da Maçã.

Facebook lança Connect para iPhone OS

Logo do FacebookAproveitando o sucesso do Facebook Connect em sites e aplicativos no desktop, o Facebook anunciou ontem que agora ele está disponível para desenvolvedores de aplicativos para o iPhone OS. Assim, eles podem se integrar aos Web apps disponíveis na rede social de todas as formas possíveis, seja compartilhando informações com o seu perfil, fazendo buscas na sua lista de amigos ou enviando convites para que eles realizem tarefas junto de você — nada aquém do que é possível no desktop.

Publicidade

Segundo Dave Morin, gerente sênior de plataforma do Facebook, “os aplicativos para iPhone podem ter amigos pela primeira vez”. A integração proporcionada pelo Facebook Connect para uso em aplicativos para iPhone e iPod touch é a mesma existente atualmente em sistemas desktop e diversos sites na internet. Com poucas linhas de código, qualquer desenvolvedor pode adicionar uma view no seu aplicativo que abre um formulário para os usuários se logarem no Facebook, conectando o seu perfil (e um um determinado Web app presente na rede social) a ele.

A partir daí, desenvolvedores podem fazer com que seus aplicativos se comuniquem com o Facebook de inúmeras maneiras. Uma documentação completa já está disponível para orientá-los nessa tarefa e a tendência é que esse material cresça no futuro, assim que novos recursos forem adicionados. O vídeo a seguir mostra o Facebook Connect em funcionamento no iPhone Simulator, além de detalhar alguns fundamentos sobre como integrá-lo ao código dos seus aplicativos:

Publicidade
[vimeo]http://vimeo.com/3616452[/vimeo]

Como você pôde ver, o código-fonte para implantação da novidade já conta com todas as classes e eventos pré-configurados para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, além de oferecer layout e animações de interface padronizadas. Assim, o trabalho deles é reduzido e os usuários familiarizados com a rede social podem aproveitar os benefícios do Facebook Connect facilmente em seus iPhones.

Logo no lançamento, alguns desenvolvedores já anunciaram parceria com a rede social para integrar a novidade aos seus aplicativos. Grande parte dos produtos envolvidos nessa colaboração são jogos, como Agency Wars, Binary Game, iBowl, Live Poker e Tap Tap Revenge 2. Porém, isso não quer dizer que ele não será implantado em outras categorias de aplicativos. O Urbanspoon, por exemplo, também faz parte dessa lista e ganhará integração com Facebook Connect em futuros updates.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como substituir os fones de ouvido originais da Apple pelos de sua preferência e ainda manter os controles

Próx. Post

Loginox substitui imagem de fundo no login do Mac OS X

Posts Relacionados