O melhor pedaço da Maçã.

Mais novidades no iPhone OS 3.0: Mobile Safari, Photos, Stocks e MMS!

Ninguém nega que 100 recursos não é um número nada pequeno de novidades pra um “simples” sistema operacional móvel. 😉 Não é à toa que, dia a dia, a gente descobre novidades no iPhone OS 3.0. Hoje, eu e o meu amigo Breno MacMasi trazemos mais comentários e uma série de screenshots do Mobile Safari, Photos, Stocks e MMS.

Publicidade

O meio do ano parece cada vez mais longe, pra mim… 😛

Mobile Safari

A primeira coisa interessante que notamos é que, em modo horizontal, a barra de ferramentas do Mobile Safari agora é um pouco translúcida, o que ajuda a compensar a perda de espaço vertical no aparelho.

Mobile Safari no iPhone OS 3.0

Tal funcionalidade é, inclusive, segundo apuramos, uma das 1.000 novas APIs para desenvolvedores — isto é, cada um poderá definir opacidades variadas para essas barras em seus aplicativos e jogos, no novo SDK.

O Mobile Safari do iPhone OS 3.0 também traz novas opções para quando toca-se e segura-se um link ou imagem. Agora, além de copiá-los, é possível também forçar a abertura numa nova janela (ou página/aba, como preferir).

Mobile Safari no iPhone OS 3.0Mobile Safari no iPhone OS 3.0

Compare com o iPhone OS 2.2.1: segurando um link hoje, o aparelho só mostra uma bolha com o título e URL do link. No caso de imagens, ele dá a opção de salvá-la e, se houver um link sobre ela, de abri-lo. Nada mais que isso.

Mobile Safari no iPhone OS 3.0Mobile Safari no iPhone OS 3.0

Photos

No aplicativo de gerenciamento de fotos, tal como a Apple demonstrou na keynote da semana passada, agora é possível selecionar múltiplas imagens para você então compartilhá-las ou copiá-las. Sem mais perda de tempo enviando uma imagem por email… 😛

Photos no iPhone OS 3.0Photos no iPhone OS 3.0

Abrindo o menu de ação de uma única foto, agora temos uma quinta opção, é claro: MMS. O bacana, também, é que após publicar um item para o MobileMe, surge um popup com a opção de visualizar a foto no serviço ou avisar a um amigo por email.

Publicidade
Photos no iPhone OS 3.0Photos no iPhone OS 3.0

Aliás, é justamente nesta etapa de envio para o MobileMe que surge a tela “Publish Video”, que comentamos há alguns dias. Foi muito curioso notar que ela também foi traduzida “erroneamente” para o nosso idioma: “Publicar Vídeo”. Hummm… 😉

Publicar Vídeo no iPhone OS 3.0

Stocks

A Apple bem que comentou sobre novos recursos legaizinhos no aplicativo Stocks. Já havíamos mostrado sua visualização na horizontal, mas descobrimos também que, tocando em qualquer ponto do gráfico, o usuário pode conferir o valor das ações no dia exato:

Publicidade

Stocks no iPhone OS 3.0

Mas não para por aí: se você quiser, pode criar uma seleção de dois pontos no mesmo gráfico, fazendo-o mostrar a variação entre as duas datas, tanto monetária quanto percentual. Adorei! 😉

Stocks no iPhone OS 3.0

MMS

O Breno também conseguiu habilitar e fazer o MMS funcionar perfeitamente no iPhone OS 3.0. A tela de edição de mensagem é idêntica a uma SMS convencional, com a exceção de um ícone de câmera à esquerda da caixinha de texto. Tocando nele, o usuário pode tirar uma foto no mesmo instante ou selecionar uma de sua biblioteca:

MMS no iPhone OS 3.0MMS no iPhone OS 3.0

Confira o resultado, que bacana:

MMS no iPhone OS 3.0

. . .

Depois tem mais pra vocês! 😉 Espero que estejam gostando. Dá pra se perder fácil no meio de tanta novidade. Bom trabalho, Apple! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Homem é sentenciado a 17 anos de prisão após realizar scam de esquema Ponzi com iPods

Próx. Post

Resenha: Scribbles, o Paint que me faltava

Posts Relacionados