O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá demonstrar mudanças na interface do Mac OS X Snow Leopard durante a WWDC 2009

Durante as últimas semanas, acompanhamos no MacMagazine a aparição de pequenas mudanças visuais na próxima versão do Mac OS X, bem como novos painéis de preferências mais fáceis de serem configurados pelos usuários. No entanto, ainda se fala muito em um possível redesign da interface do sistema operacional, a fim de que ela atenda a um padrão adotado recentemente pelos aplicativos das suítes iLife ’09 e iWork ’09.

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Fontes ligadas ao AppleInsider afirmam que a Apple está preparando uma grande atualização visual para o Snow Leopard, a mais radical desde o lançamento da primeira versão do Mac OS X, em meados de 2001. Parte dela deverá estar disponível no próximo preview de desenvolvedores, que não tem data estimada para ser liberado. Obviamente, uma série de melhorias e grandes mudanças também estarão inclusas, parte delas baseada no enorme feedback que a Maçã vem recebendo daqueles que estão tendo contato com as novidades do próximo lançamento em seus aplicativos.

Ao contrário do que parece, os trabalhos na concepção de mais uma mudança visual para o Snow Leopard podem estar em andamento desde o início, mas deixaram de incluir detalhes dessa novidade nos betas públicos justamente para evitar que informações sigilosas sobre ela fosse reveladas ao público. Para isso, as informações sobre o novo sistema em seu site teriam sido uma forma de manter esta e outras novidades em segredo, o que de fato funcionou.

Publicidade

O que é corroborado pelas fontes do AppleInsider é que a nova interface, de codinome “Marble”, teria enorme semelhança com os atuais aplicativos da companhia destinados a usuários finais, usando um estilo glossy para as janelas, sem nenhum resquício da interface Aqua que ainda existe no atual Mac OS X 10.5 Leopard. Detalhes precisos sobre o assunto praticamente não existem e não há como saber se desenvolvedores terão acesso às mudanças logo em um build específico, o que na pior das possibilidades seria revelado na web.

Mac OS X Snow Leopard - esboço da interface Marble
Padrão da interface do iTunes 8: o provável é que a nova interface a ser apresentada no Mac OS X Snow Leopard siga o mesmo padrão

Diante disso, a WWDC 2009 terá foco principal em apresentar o Mac OS X 10.6 Snow Leopard para o público da conferência (o que me agrada muito; chega de iPhone, né? :-P), além de revelar a data oficial de lançamento e o seu preço. Dada a complexidade dos recursos que ainda falta serem implementados e melhorados, a estimativa de alguns desenvolvedores é de que ele seja lançado pelo menos dois meses depois da conferência, ou seja, em meados de agosto. O verão de 2009 também marcará o lançamento do iPhone OS 3.0, que foi publicamente revelado pela Apple há poucos dias.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogos de iPhone dominam os IGF Mobile Games Awards na Game Developers Conference 2009

Próx. Post

Família de HDs My Book, da Western Digital, chega agora aos 2TB

Posts Relacionados