FCC é convocada nos Estados Unidos para discutir abertura de comunicação móvel


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
03/04/2009 às 17:39

O Skype para iPhone chegou, a briga começou. 🙂 A Free Press, um grupo aberto de acesso à internet, abriu hoje uma petição (PDF, 248KB) na Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou simplesmente FCC) dos Estados Unidos para discutir as restrições impostas pela Apple e AT&T quanto à impossibilidade de se realizar ligações de voz sobre IP via 3G.

Quartel-general da FCC, em Washington (DC)

Quartel-general da FCC, em Washington (DC)

Atualmente, como já se sabe, o Skype e qualquer outro app do tipo é limitado a só permitir comunicação VoIP em redes Wi-Fi, algo que limita bastante a própria revolução proporcionada por ferramentas de comunicação móvel. Muitos lugares não oferecem cobertura Wi-Fi e a transição de uma rede para outra, quando se está em movimento, costuma ser bem precária.

As operadoras se defendem com uma desculpa estúpida, mas que infelizmente tem sido engolida até hoje: o uso de softwares desse tipo, ou até mesmo outros serviços como compartilhamento de arquivos, prejudicam as suas redes, que têm capacidade limitada. Como eu disse ontem, o que eles conseguem com isso é só adiar o inevitável, afinal, os próprios avanços tecnológicos tendem a nos levar a mundo em que limitações como esta deixarão de ser ao menos consideradas.

Tudo bem que operadoras de telefonia celular são empresas capitalistas e precisam de dinheiro para sobreviver e continuar evoluindo suas infraestruturas, mas esse tipo de evolução técnica não pode ser simplesmente negado. O tráfego de redes 3G tem que ser aberto, obrigatoriamente, mesmo que os consumidores tenham que pagar algo justo para poderem usufruir de tais benefícios. Simplesmente banir a coisa, desse jeito, não cola.

A Apple está no meio da discussão toda porque a imposição é ditada por ela mesma no iPhone SDK, em conformidade aos seus acordos com operadoras do mundo todo. Para ela, liberar esse tipo de funcionalidade só será benéfico, é claro.

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: