O melhor pedaço da Maçã.

GazoPa e TinEye Music reconhecem imagens no iPhone

GazoPaCaso não se recorde, o TinEye é um sistema de busca por imagens com semelhanças que já comentamos aqui. Quem já entrou nesta brincadeira também foi a Microsoft, com uma função similar na Windows Live Search. Só que, até agora, nada de apps que propusessem de forma interessante a busca por imagens baseando-se em semelhanças de cor e forma.

Publicidade

O GazoPa (gratuito, na App Store), da Hitachi, permite que você faça uma busca usando imagens da sua biblioteca ou tiradas com a câmera do iPhone, trazendo resultados semelhantes em termos de forma e cor. Apesar de não ser muito preciso, alguns resultados são divertidos e existe uma função “Shuffle”, que traz imagens aleatórias — talvez algo bom para um jogo de mímica?

O grande diferencial, com certeza, é a função de poder desenhar o que você quer pesquisar: basta ter em mente uma forma e a cor que deseja — vital, quando faltam palavras para descrever algo. Para fazer uso do app, porém, você tem que se cadastrar no site do GazoPa, pois a ferramenta ainda está em fase de testes fechada. Uma demonstração em vídeo pode ser mais clara:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=i21H8HAlnfE[/youtube]

Seguindo a mesma linha de reconhecimento de imagens, mas focando-se em arte de álbuns, a Idée Inc. lançou ano passado (mas ainda não tínhamos comentado) o TinEye Music (gratuito, na App Store), que facilita sua vida na hora de procurar por uma determinada obra musical: basta tirar uma foto da capa do disco e ele buscará para você uma série de informações, como links para a iTunes Store, YouTube, resenhas e mais. Pode não ser algo matador (afinal de contas, com o álbum na sua frente, é muito fácil usar o Google), mas é uma novidade interessante e certamente chama a atenção pelo ar de “ficção científica” – uma visita à loja de CDs nunca mais será a mesma… Demo time!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TpRoYdrk6Pc[/youtube]

O pessoal da Idée Inc. promete outras categorias para busca no futuro: livros, filmes, jogos e muito mais. Ficaremos de olho na evolução destes serviços, que podem mudar bastante a forma como procuramos por imagens na internet!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dados do Hunch revelam: usuários de Macs gostam de dançar

Próx. Post

Vans SK8: Pool Service é a melhor adaptação de um jogo real de skatistas para usuários de iPhone

Posts Relacionados