O melhor pedaço da Maçã.

China Mobile quer sua própria loja de aplicativos

Conforme noticiamos no início de fevereiro, um dos principais fatores que fizeram as negociações entre Apple e China Mobile encalharem foi o conflito de interesses de ambas quanto à distribuição de aplicativos móveis. A Maçã, é claro, nunca iria abrir mão do modelo iPhone + App Store, enquanto a operadora queria ter controle sobre todo o processo, montando uma loja própria. Como tudo leva a crer, mesmo com dificuldades, que o iPhone 3G será lançado na terra do rolinho primavera pela China Unicom, a sua concorrente já está mexendo os pauzinhos e mandando pra frente o projeto que tanto deseja.

Publicidade

China Mobile

De acordo com a PC World, a China Mobile já teria confirmado o lançamento de uma loja de apps própria para o final deste ano, ao mesmo tempo em que coloca no ar a sua rede 3G no país — baseada, diga-se, num padrão desenvolvido pelos próprios chineses, chamado TD-SCDMA (Time Division-Synchronous Code Division Multiple Access).

Um porta-voz da empresa afirmou nesta semana que desenvolvedores independentes e fabricantes de software poderão colocar títulos à venda no “Mobile Market”, como ela é conhecida por enquanto. Ela não detalhou, porém, os dispositivos e plataformas que serão suportados.

Em seus últimos resultados financeiros, a China Mobile anunciou que possui 477 milhões de assinantes, num país onde o total chega a 648 milhões. Curiosidades extras comentadas: os usuários enviaram 174 bilhões de mensagens de texto (SMSs) pela sua rede nos primeiros três meses de 2009, contra 157,6 bilhões de um ano atrás. Além disso, 133,99 milhões assinaram seu serviço MMS, contra 128,19 milhões em 2008. Por fim, aproximadamente 384 milhões usaram seu serviço de música móvel, um belo crescimento dos 355,46 milhões de antes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica de utilitário gratuito para o Mac OS X: FinderPop

Próx. Post

Baixe um PDF com todo o depoimento de Steve Jobs à SEC em 2008

Posts Relacionados