O melhor pedaço da Maçã.

Somniloquy poderá fazer seu computador “falar enquanto dorme”

Imagine o seguinte cenário: você começa a baixar um longa-metragem em alta definição às 22 horas e tem que sair com sua cara-metade para curtir um cineminha. O que se pode fazer, atualmente? Deixar o computador ligado, fazendo o download… o que é inadequado por dois motivos: 1. consome energia, destruindo lentamente o planeta e sua conta de eletricidade, e 2. sabe lá Deus o que os componentes internos da sua máquina vão aprontar durante as horas que você passar distante dela.

Publicidade

SomniloquyE então, o jeito é pôr o computador em modo sleep e deixar o download pra depois? Se o carinha feioso da foto ao lado chegar ao mercado, não exatamente. O Somniloquy (“falar enquanto dorme”, mais ou menos) promete viabilizar que sua máquina continue baixando/enviando informações da rede mesmo quando em modo sleep, poupando energia e desgastando menos os componentes com atividade desnecessária.

As aplicações, lógico, vão além dos downloads puros e simples: todas as atividades de rede poderão ser acessadas, tais como o compartilhamento de arquivos em redes locais ou mensagens vindas de comunicadores instantâneos. Isso é possível porque o Somniloquy é um pequeno computador completo (com SO e tudo!) conectado via USB que assume o IP de sua máquina quando ela vai para o reino de Morfeu e a acorda somente quando necessário — para transferir um arquivo para/da sua memória flash, por exemplo.

Esta pequena maravilha é um projeto da Universidade de San Diego em parceria com a Microsoft Research, então por enquanto nos restam duas coisas a fazer: 1. esperar que Cupertino desenvolva algo ou 2. torcer para que a tecnologia em uso seja liberada para nossos Macs. Microsoft mandou bem, desta vez, morri de inveja.

[Via: PhysOrg.com.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lançamento do Mac OS X 10.5.7 aproxima-se cada vez mais

Próx. Post

Team17 libera primeiras imagens de Worms para iPhone

Posts Relacionados