O melhor pedaço da Maçã.

TV no iPhone para brasileiros? Quase isso. Conheça o Claro Minha TV

Logo da Claro

Você se lembra de um dos pontos principais utilizados pela Sprint em sua campanha de ataque ao iPhone com o Samsung Instinct? Sim, “ausência de TV ao vivo integrada”. Meses depois disso, em outubro do ano passado, os japoneses apresentaram a primeira solução oficial para o problema: o One Seg, um sintonizador de TV digital via Wi-Fi para iPhones.

Publicidade

Logo da ClaroO que aconteceu de lá pra cá, desde então? Em novembro surgiu o OrbLive, seguido pouco tempo depois do anúncio do Livestation e da duplinha Television e Live TV. Em março deste ano, a Sling Media apresentou o SlingPlayer para iPhone (que ainda luta para chegar à App Store), com a última grande novidade aparecendo no começo de abril: um app da Orange que leva TV ao vivo para usuários de iPhones na França.

Mas e nós, brasileiros, como ficamos? Bom, meus caros, tenho o prazer de dizer para vocês que não estamos totalmente abandonados, mas infelizmente ainda não temos uma solução de TV ao vivo no iPhone — apesar de o nosso sistema de TV digital ser o mesmo do Japão, o que já nos dá algumas vantagens. Enquanto isso, apresento-lhes o Claro Minha TV, um serviço de transmissão on demand oferecido pela operadora — uma das três parceiras da Apple para comercialização do iPhone 3G no Brasil — em seu portal Claro Ideias.

Claro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhone

O portal da Claro para iPhone pode ser acessado no Mobile Safari pela URL www.claro.com.br/iphone e traz muito conteúdo bacana (entre eles o próprio MacMagazine!), como já lhes mostramos neste outro artigo. Um os conteúdos oferecidos, porém, que está em destaque logo no topo, nós nunca comentamos aqui: é o Claro Minha TV.

Publicidade

A página inicial do serviço mostra que ele já conta com uma boa variedade de conteúdo, separado por emissoras ou categorias diversas. Estão lá: BAND (da Rede Bandeirantes), Discovery, MTV, WTN TV, Desenhos, Esportes, Religião, Música, Notícias, Cinema, Entretenimento, Humor e Adulto (conteúdo disponível via assinatura independente, que exige confirmação de idade). Ou seja, o Minha TV traz uma boa flexibilidade de novos conteúdos com videoclipes, vídeos jornalísticos, videocasts, esportes, desenhos animados e curtas-metragens. Na parte inferior há um campo de buscas e os destaques mais recentes, para rápido acesso.

Claro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhone

Dentro de cada seção dessas, você tem uma lista de programas e atrações para escolher. Tocando no nome de uma delas, aí sim, você chega à tela de seleção do vídeo que deseja assistir. A quantidade disponível varia bastante entre os canais e cada um deles traz um quadro de miniatura do filme, uma pequena descrição e a possibilidade de você indicá-lo para um amigo.

Publicidade
Claro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhone

Na primeira vez que você for usar o Claro Minha TV e pedir para assistir a um vídeo, ele te perguntará seu número de telefone. Logo depois de você dar o “OK”, uma SMS com uma senha de acesso será enviada para o seu aparelho. Isso, é claro, só funciona para quem for cliente da Claro. Digite o código de quatro algarismos no campo respectivo e voilà, acesso liberado!

Claro Minha TV no iPhoneClaro Minha TV no iPhone

A qualidade dos vídeos não é excepcional, mas em compensação permite que a reprodução comece quase que instantaneamente na rede 3G da Claro, conforme comprovei em meus testes. Só tive um pouco de dificuldade numa noite em Salvador (provavelmente num horário de pico), mas neste final de semana, em São Paulo, a coisa fluiu muitíssimo bem.

Claro Minha TV no iPhone

A prova de que o sistema é mesmo em streaming aparece quando você tem a oportunidade de pular para qualquer ponto do vídeo sem ter que esperá-lo carregar progressivamente. Ele demora um pouquinho para encher o buffer, mas logo continua a reprodução. Às vezes, vale tocar no pause e depois no play de novo.

Publicidade

Como qualquer tráfego de dados — ainda mais de conteúdos multimídia —, vale lembrar que essa brincadeirinha puxa uma banda significante. Portanto, não se deixe distrair pelas piadas do Danilo Gentili; se o seu plano de dados for limitado, é bom tomar cuidado. A própria Claro alerta, no rodapé da página de visualização de vídeos:

O Minha TV requer o uso pesado da conexão de tráfego de dados. Recomendamos que você assine um plano de dados.

É uma pena que a programação não seja transmitida ao vivo, mas o MacMagazine já apurou que o conteúdo do Claro Minha TV costuma ser atualizado pelo menos três vezes por semana (notícias e esportes são trocados diariamente), o que não é nada mal pra algo que está começando. Vamos ver se, com esta divulgação e mais gente usando o serviço, a coisa não fica ainda melhor.

De um jeito ou de outro, parabenizamos a Claro pelo serviço inédito no país, que se consolidou como o primeiro portal de conteúdo premium com entrega dual delivery, permitindo ao usuário assistir ao serviço comprado no seu celular ou na internet pagando um único valor mensal: R$9,90.

O serviço está disponível para clientes pós-pagos, Claro Conta, GSM, Controle, Cartão, 3G e Empresas. Ele não é compatível apenas com o iPhone 3G, mas também com uma variedade de aparelhos da LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony Ericsson. Confira a lista completa dos modelos aqui.

E que mais inovações venham por aí! 😉

[Agradecimento especial ao leitor Mário Martins e à In Press Porter Novelli, assessoria de imprensa da Claro.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedor Renato Pessanha lança Palavras Cruzadas na iPhone App Store

Próx. Post

Myst chega à iPhone App Store pesando mais de 700MB

Posts Relacionados