O melhor pedaço da Maçã.

Rumores indicam que a Apple estaria trabalhando no suporte a processos em background no iPhone

Background processes no iPhoneBoato fresquinho! O Silicon Alley Insider publicou no início desta tarde considerações acerca da possibilidade de a Apple habilitar processos em plano de fundo já no iPhone OS 3.0, abrindo portas para mais aplicativos rodarem simultaneamente no aparelho, além de alguns nativos selecionados por ela, como Phone, iPod e Mail.

Publicidade

Dois modelos possíveis são citados: no primeiro, o usuário poderia selecionar um ou dois apps para rodarem em background. No outro, esse controle seria feito pela própria Apple, dando permissão a pedidos de desenvolvedores para a funcionalidade. Isso dependeria, é claro, não só da sua necessidade como também do consumo de recursos do programa e do quanto ele afetaria a estabilidade do sistema operacional.

Prontamente, John Gruber, do Daring Fireball, respondeu dizendo que ouviu algo similar de uma fonte em janeiro, durante a Macworld Expo San Francisco. Segundo ele, a Apple estaria trabalhando num Dock bastante aprimorado em relação ao atual, que funcionaria como centralizador dos apps mais usados pela pessoa, contando com uma posição especial de ícone onde o usuário colocaria um aplicativo para rodar em plano de fundo.

Por outro lado, Gruber afirma que os 128MB de RAM presentes no iPhone 3G sejam o principal fator que impede a atual geração de trabalhar com múltiplos processos, portanto isso independe da chegada do firmware 3.0. Ele aposta em uma evolução para pelo menos 512MB no iPhone de terceira geração, o que finalmente viabilizaria a questão. Enquanto isso, a solução encontrada pela Apple para suprir esse tipo de necessidade foi o sistema de notificações push — este sim, já confirmado para o iPhone OS 3.0.

Ah, eu quero! 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Software de backups online Twin chega à versão 1.0

Próx. Post

Apple comprando tecnologia de rastreamento ocular

Posts Relacionados