O melhor pedaço da Maçã.

Investigação do Mac|Life prova que MMS é totalmente possível em iPhones de primeira geração

MMS no iPhone OS 3.0 beta 5Há alguns dias, o Mac|Life publicou um artigo levantando uma discussão técnica sobre MMS no iPhone que separei para ler quando estivesse mais tranquilo. Resumindo, os caras fizeram uma investigação que comprovou que a Apple está mentindo ao dizer que o hardware dos modelos de primeira geração é incapaz de usufruir do novo recurso que virá com o iPhone OS 3.0.

Publicidade

Bom, antes de mais nada — e corrijam-me se eu estiver errado —, eu acho que isso tudo é bastante óbvio pelo simples fato de que existem apps para iPhones com jailbreak que já possibilitam o uso de MMS em iPhones 2G (com EDGE) há muito tempo. Um deles chama-se SwirlyMMS², da SwirlySpace, que traz inclusive alguns recursos extras em relação ao que a Apple implementou nativamente no OS 3.0.

Chamando a coisa pro lado técnico, lembremos que o iPhone de primeira geração acompanha um chip de modem Infineon PMB8876, sem funcionalidade 3G. Questionados sobre a questão, os especialistas do iFixit, que conhecem bem as entranhas do iPhone, duvidaram muito de que tal modelo seria incompatível com MMS.

Dito e feito: a própria fabricante do chip, a Infineon Technologies, foi contatada e afirmou que a função MMS no iPhone só depende de software, visto que seu hardware é totalmente capaz de realizar tal tarefa. Indo ainda mais longe, descobriu-se que o BenQ-Siemens M81 e o BenQ-Siemens EL71 são dois exemplos de celulares com exatamente o mesmo modem do iPhone e que oferecem MMS sem problema algum.

Publicidade

Fica claro, portanto, que a Apple decidiu capar o MMS de iPhones 2G para promover a venda de novos aparelhos. Ela tem todo o direito de fazer isso, mas eu acho que usar desse tipo de desculpa técnica não pega muito bem, afinal, nem todo mundo é leigo e nem todo mundo aceita as coisas do jeito que as ouve.

Por isso, eu torço para que o pessoal descubra como burlar esse bloqueio — sim, porque é bem capaz que ela tenha que *forçar* o não-funcionamento do recurso em iPhones de primeira geração via software, o que é ridículo — o mais rápido possível. Diante de tal posicionamento, os donos de modelos mais antigos merecem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MailUnreadStatusBar funciona como um Google Notifier para o Mail na sua barra de menus

Próx. Post

JusBrasil Mobile Lite: mais um app jurídico para iPhones [atualizado]

Posts Relacionados