O melhor pedaço da Maçã.

Oi oferece plano de dados 3G de graça por dois meses; mas cadê a qualidade?

No final da tarde deste sábado (16/5), estava eu em casa, descansando e assistindo a alguns videozinhos no YouTube, quando ouço o som de uma mensagem nova no iPhone. Quando me deparei com ela e li o seu conteúdo, logo pensei ser alguma espécie de trote/spam, mas resolvi averiguar:

Publicidade

3G da Oi no iPhone

Liguei para a Central de Atendimento da Oi (*144) e em poucos minutos me confirmaram que a promoção era mesmo verídica. Não só isso, mas meu plano já estava todo habilitado para fazer uso dos tais dois meses de conexão 3G gratuita pelo celular. Eu, que nem sequer tenho um plano de dados no meu Oi, pulei de alegria! 🙂

Há um tempo eu já sabia que a operadora estava com uma promoção para o Velox 3G de graça por dois meses, mas no celular isso é novidade. Terei, portanto, até 16 de julho para brincar com o serviço à vontade — sem sequer um limite de banda mensal, segundo a atendente que conversou comigo na Oi. Ah, se eu já estivesse com OS 3.0 e tethering habilitado! 😛

Publicidade

Bom, nem tudo são flores, é claro. Porém, sendo de graça e sem pegadinhas, não hesitei em aceitar a oferta. Me certifiquei, é claro, de que, ao final deste período, poderei simplesmente parar de usar o 3G sem ser cobrado em nada. Só lembrei de adicionar um lembrete no Google Calendar para a véspera do dia 16/7 e pronto, agora estou tranquilo.

Tive um pouco de dificuldade, inicialmente, para ter certeza das configurações de conexão à rede 3G da Oi. O que eu tinha, usava esporadicamente para fazer algum acesso urgente via EDGE, mas não sabia que nada mudava para o 3G — ao menos não no iPhone. Curiosamente, a Oi pede que você ligue de um aparelho fixo para te passar os dados, já que precisa que você esteja com o telefone livre, em mãos, para realizar a configuração.

Publicidade

Eis os dados que utilizei:

APN: gprs.oi.com.br
Username: oi
Password: oi

3G da Oi no iPhone

Feito isso, logo vi o ícone do 3G pipocar lá no cantinho superior esquerdo e, de fato, já estava navegando pela rede sem fio da Oi:

Publicidade

3G da Oi no iPhone

Como bom curioso que sou, uma das primeiras coisas que resolvi testar foi a velocidade da conexão. A Oi promete _até_ 1Mbps, mas infelizmente não cheguei nem perto disso:

3G da Oi no iPhone

O app utilizado foi o Speedtest.net, sobre o qual já comentamos aqui no MacMagazine. Quando executado, ele calcula o melhor (e mais próximo) servidor para testes, visando a tornar a avaliação o mais próximo possível da realidade. E ela é exatamente o que vocês veem acima: eu sinto essa lerdeza na própria navegação.

Além disso, é muito comum o iPhone perder sinal 3G e cair pro EDGE sem eu nem sentir — ao menos nos lugares onde testei, aqui no Rio de Janeiro (observe o ícone de “E” no canto superior esquerdo):

3G da Oi no iPhone

O bairro em que estou agora é apontado como coberto pela rede 3G no site da Oi, mas o sinal é bastante precário dentro de casa. Só consigo uma boa comunicação com os braços esticados pra fora da janela. É incrível como a qualidade do sinal cai na troca de EDGE para 3G.

Quanto à performance, a Oi adicionou um CYA por lá, é claro:

A velocidade pode variar de acordo com a região, clima, velocidade de movimento, distância da Estação Rádio Base (ERB) e quantidade de clientes associados à mesma Estação Rádio Base, além de outros fatores que porventura possam interferir no sinal.

Cobertura 3G da Oi

Hoje eu entrei com uma chamado na operadora e pedi que avaliassem o problema. Não espero chegar ao 1Mbps, mas um quinto disso também é muito pouco. Espero que consigam fazer algo pra melhorar.

Enquanto isso, sigo a máxima: de graça, até injeção na testa! 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple começa testes intensivos do seu novo sistema de notificações push para o iPhone

Próx. Post

Analista prevê queda nas vendas de Macs e iPods em abril

Posts Relacionados