O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X Snow Leopard Server também é revelado pela Apple

Em conjunto com o anúncio público do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a Apple também revelou em seu site a edição corporativa do novo sistema. Considerada duas vezes mais rápida que a atual, ela traz grandes novidades para a administração de servidores Apple e está muito mais acessível do que antes.

Publicidade

Snow Leopard Server

O Snow Leopard Server começa trazendo um novo iCal Server, agora na versão 2. Ficou mais fácil criar e compartilhar eventos entre pessoas, com a ajuda de notificações push, que alertam de forma automática o usuário sobre novidades em calendários assinados via CalDAV no Mac ou no iPhone. Além disso, se for preciso compartilhar algo com alguém que não usa o iCal (em um PC, por exemplo), é possível convidar participantes via email, com um anexo que é facilmente adicionado ao calendário da preferência de qualquer pessoa.

iCal Server

Um novo cliente baseado na web também está disponível para gerenciamento fino de todos os eventos e participantes de grandes corporações, com acesso especial pelo iPhone para fora de empresas. E como ele é baseado em padrões, qualquer navegador moderno ou aplicativo que suporte múltiplos protocolos se adapta à solução de calendários da Maçã.

Publicidade

Com o Mac OS X 10.6, chega também o Podcast Producer 2, trazendo uma nova solução completa para gravar e preparar podcasts para distribuição corporativa. Além de permitir gravação via duas fontes — como sua iSight e a tela do seu Mac —, ele traz um compositor integrado de podcasts com vários modelos de efeitos e transições de entrada e saída, bem como títulos que se adaptam exatamente ao que você quer para um podcast corporativo.

Podcast Producer

Para completar, as mesmas opções de exportação para múltiplos formatos estão lá, complementadas pelo grande avanço em mídia do QuickTime X.

Publicidade

O Wiki Server ganhou grandes melhoras, a começar por uma bela maneira de visualizar anexos em Wikis por meio do navegador: Quick Look, a mesma tecnologia presente no Finder do Snow Leopard, agora é um plugin independente presente no Safari 4, que suporta a visualização de arquivos nos formatos do QuickTime, Microsoft Office ou iWork. Uma busca rápida também está presente e permite a procura ágil por Wikis com muitos e muitos artigos.

Wiki Server

Para usuários de iPhone, a Apple também criou um web app particular, que adapta o conteúdo dos Wikis às páginas, inclusive com autenticação de alta segurança.

Publicidade

O Address Book também será atualizado no Snow Leopard, trazendo um novo padrão para compartilhamento de arquivos de contatos fora de diretórios corporativos. Chamado de cardDAV, ele permite a organização de agendas em certos Macs da rede com opção de compartilhamento para outros computadores poderem usá-las em suas agendas, no Mail e no iChat.

Address Book Server

Com o suporte ao Exchange, é possível localizar endereços em Global Address Lists usando um modelo de busca que não armazena nada localmente. Mas, é claro, o velho modelo de diretórios continua nele para ser usado.

A última grande novidade no Snow Leopard Server é o Mobile Access Server, um serviço que provê autenticação de alta segurança especificamente para acesso móvel ao servidor pelo iPhone. Onde você puder estar conectado, terá acesso remoto a informações de email, contatos e calendários na palma da sua mão. Integrado ao sistema, ele não requer nenhum tipo de aplicação adicional.

Mobile Access Server

Também foram renovados no Snow Leopard Server:

  • Mail Server com suporte a Push Mail;
  • QuickTime X Streaming Server para streaming de mídia dentro das novas tecnologias do QuickTime X;
  • iPhone Configuration Utility, integrado para configuração de acesso móvel.

O sistema corporativo será disponibilizado em setembro, com preço sugerido de US$500 para licenças ilimitadas — é o sistema operacional corporativo mais barato da Maçã. Servidores adquiridos a partir de hoje poderão receber a atualização mediante pagamento de uma simbólica taxa de US$10.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo da keynote de hoje na WWDC ’09 já está disponível no site da Apple

Próx. Post

Firefox 3.5 RC1 será disponibilizado em até duas semanas; Mozilla alerta beta testers para Preview nas próximas 24 horas

Posts Relacionados