O melhor pedaço da Maçã.

WWDC ’09: mais novidades do iPhone OS 3.0

Dentre as dezenas de novos recursos anunciados para o iPhone OS 3.0, vários foram demonstrados durante a keynote de abertura da WWDC ’09.

Publicidade

iPhone OS 3.0 - tethering Mac

O tethering (compartilhamento de internet 3G com laptops), já esperado, funcionará tanto via USB/dock quanto Bluetooth, não precisando de nenhum tipo de configuração: tudo acontece automagicamente. Mais de 20 operadoras espalhadas por 42 países já suportam esse recurso (ironicamente, ainda não disponível nos EUA). E, por falar em países, o iPhone OS 3.0 trará suporte para mais de 30 idiomas.

iPhone OS 3.0 - Find My iPhone

Um novo recurso, o Find My iPhone, sem dúvida é um grande destaque: através de uma conta MobileMe, um usuário que tenha perdido seu iPhone poderá rastreá-lo usando o GPS do aparelho e enviar mensagens que, mesmo no modo silencioso, farão barulho. É possível, ainda, apagar todos os dados contidos no aparelho remotamente e, caso ele seja recuperado ou você adquira um novo, o iTunes poderá restaurar tudo.

wwdc09-iphone-os-in-app-purchases

As In-App Purchases, claro, estão confirmadas e serão excelentes para comprar novas fases em jogos ou assinar o conteúdo de revistas. Um app gratuito, porém, não poderá conter conteúdo pago posterior: uma vez free, sempre free.

wwdc09-iphone-os-p2p

Igualmente confirmada está a função Peer-to-Peer (P2P), que é direcionada principalmente a jogos multiplayer entre iPhones/iPods touch via Bluetooth, sem ser preciso pareamento.

wwdc09-iphone-os-acessorios

Os acessórios abrirão novas portas para a interatividade com o iPhone OS, permitindo o uso de periféricos conectados pelo dock (ou por conexão sem fio) durante o uso de aplicativos, podendo ser usados protocolos padrão ou privados.

wwdc09-iphone-os-push-notifications

Por fim, será possível aos desenvolvedores incorporar mapas do Google Maps em seus aplicativos (sendo permitido até uso de GPS curva-a-curva, via Core Location) e as notificações instantâneas (Push Notifications), enfim, chegarão aos aparelhos.

wwdc09-iphone-os-disponibilidade

Tudo isso e muito mais estará disponível ao redor do mundo a partir de 17 de junho: como esperado, será uma atualização gratuita para os iPhones, mas donos de iPods touch terão que desembolsar US$10. Os desenvolvedores receberão, hoje, a versão Golden Master do OS móvel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC ’09: Microsoft Exchange Server será embutido no Snow Leopard

Próx. Post

WWDC ’09: Apple lança iPhone 3G S, com desempenho, acessibilidade e quase tudo que os rumores previam

Posts Relacionados