O melhor pedaço da Maçã.

WWDC ’09: Safari 4 chega à versão final, Mobile Safari recebe atualização

O Safari 4 acaba de deixar o status de beta e, a partir de agora, será considerado versão final tanto no Mac OS X quanto no Windows.

Publicidade

wwdc09-safari-4

Entre as novidades do navegador da Apple (que continua sendo considerado o mais rápido do mundo), estão ganhos em performance com HTML e JavaScript (este, graças ao motor Nitro, três vezes mais rápido que o Firefox 3), além de uma pontuação perfeita no teste Acid3 — contra 21/100 pontos do IE. O Safari 4 também oferece suporte à tecnologia HTML 5 para conteúdo offline e efeitos avançados de CSS.

wwdc09-safari-4-acid3

safari-4-windowsA versão final do navegador contará com proteção adicional contra travamentos de plugins, no Snow Leopard: eles não causarão a queda do aplicativo inteiro, bastando ao usuário atualizar a página para que a falha seja corrigida. Além disso, o Safari 4 será até 50% mais rápido, por rodar em modo de 64 bits no Mac OS X 10.6.

Elementos da interface foram renovados, mas no geral ela continua semelhante à versão 3.2.3 do navegador. Interessante notar que agora o Safari é integrado ao visual do Windows, seja o Vista ou o XP: barra de título, bordas e barras de ferramentas serão todos como os qualquer outro aplicativo rodando no SO de Redmond.

Publicidade

Recursos como Top Sites e Cover Flow do histórico já estavam presentes na versão beta, mas agora contam também com busca do Spotlight em todo o conteúdo (URLs, textos e as páginas em si). A barra de endereços passa a ser inteligente, sugerindo automaticamente endereços a partir de uma lista mais fácil de ler. A caixa de busca do Google, que já completava assuntos de pesquisas recentes, também usará as sugestões do Google Suggest, facilitando seu uso.

Safari 4 - Cover Flow

Em termos de acessibilidade, o navegador da Apple agora conta com suporte ao padrão ARIA (Accessible Rich Internet Applications, ou Aplicações Ricas de Internet Acessíveis), que possibilitam aos desenvolvedores tornam aplicações web mais dinâmicas para portadores de necessidades especiais. Além disso, agora ele conta também com zoom na página inteira — antes apenas o texto era ampliado –, o qual pode ser acionado pelo gesto “pinch/unpinch”, em MacBooks com trackpads multi-touch.

wwdc09-mobile-safari-javascript

wwdc09-mobile-safari-novidades

iPhone 3G S - Mobile Safari

O “irmão menor” do Safari 4, o Mobile Safari, também será atualizado no iPhone OS 3.0. Agora ele conta com um motor de JavaScript três vezes mais rápido, sendo capaz de rodar até o famoso benchmark SunSpider.

Será possível também realizar streaming de áudio e vídeo via HTTP, além de haver suporte a HTML 5. O navegador detectará automaticamente o tipo de conexão disponível, podendo passar por firewalls, inclusive. Haverá agora o recurso de Autofill, que usará informações de contato preenchidas no telefone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC ’09: Apple dá a desenvolvedores a visão final do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Próx. Post

WWDC ’09: Mac OS X 10.6 Snow Leopard também manda bem nas suas novas tecnologias

Posts Relacionados