O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla Jetpack chega à versão 0.2

Ao lançar o Jetpack no mês passado, a Mozilla apresentou ao mundo um novo jeito de desenvolver extensões para o Firefox, cujos principais diferenciais em relação ao modelo atual são o fato de não requerer a reinicialização do navegador e ser baseado em linguagens web mais simples. No entanto, com o lançamento do projeto ficou claro o seu déficit de funcionalidades e possibilidades, algo prometido para ir sendo gradativamente acrescentado em futuras versões do produto. E nesta semana, com o lançamento da versão 0.2 do projeto, é possível ver algumas destas novidades rolando na prática.

Publicidade

Mozilla Labs Jetpack

Para começar, ele traz um novo conceito para as barras laterais nos navegadores, apelidado de slidebars pela equipe de desenvolvimento. Elas dão aos usuários a possibilidade de armazenar informações permanentes na lateral do navegador, bem como incluírem outras temporárias. É possível na atual versão adicionar streams de informação em slidebars, como seus updates no Twitter ou no Facebook, por exemplo. Também é uma possibilidade delas adicionar vídeos para visualização durante o navegar diário pela web — no que infelizmente eu só vejo vantagem com um monitor maior que 13 polegadas… 😛

Com cinco linhas de código, já é possível criar uma slidebar para o Jetpack, colocá-la em um servidor e distribuí-la para instalação imediata no Firefox sem a necessidade de reiniciar o navegador. Veja um exemplo:

Publicidade
[code lang=”javascript”]jetpack.slideBar.append({
icon: "http://wikipedia.org/favicon.ico"
url: "http://en.m.wikipedia.org/"
width: 300
});[/code]

Como podem ver acima, criar uma slidebar é tão simples quanto especificar o seu conteúdo ou algum endereço na web, o seu ícone de apresentação ao usuário e alguns parâmetros adicionais (que podem ser dispensáveis ou não). Uma vez que ela esteja pronta e rodando, basta integrá-la ao código das suas páginas para que os usuários possam adicionar aos seus navegadores com um clique. Confira mais sobre as slidebars no vídeo a seguir:

[vimeo]http://vimeo.com/5102695[/vimeo]

Outra novidade da versão 0.2 segue um conceito semelhante a app cache e database para HTML 5: o Jetpack agora suporta armazenamento persistente de dados. Isso dá ao projeto um número grande de possibilidades. Com esse recurso, desenvolvedores podem criar extensões com manipulação de dados, permitindo o armazenamento local de informações que evitem a inutilidade delas em caso de queda de conexão ou travamento do navegador. Com quatro linhas de JavaScript, você cria um manifesto de armazenamento local do que precisar para que seu projeto funcione sem conexão com a rede.

Publicidade

Estas e outras novidades futuras, porém, só poderão ser utilizadas por desenvolvedores através de um módulo chamado jetpack.future. Foi uma forma encontrada pelo Mozilla Labs de congelar recursos mais sólidos no Jetpack aos poucos, enquanto adiciona novidades que deverão ser testadas constantemente dentro de soluções de terceiros. A cada nova versão do Jetpack, os recursos experimentais da versão anterior são congelados para uso nativo, e as novidades introduzidas só poderão ser usadas através deste módulo.

A extensão para Firefox e os recursos de desenvolvedor do Jetpack podem ser encontrados no site oficial do projeto. Se você já estiver trabalhando em alguma extensão nesse modelo (são mais de 40 disponíveis), convém instalar a versão 0.2 clicando aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teste de bateria do novo MacBook Pro de 15 polegadas resulta em autonomia superior a oito horas para navegação e música

Próx. Post

Pesquisa demográfica conclui que donos de iPhones são mais ricos, jovens e produtivos

Posts Relacionados