O melhor pedaço da Maçã.

iPhone e outros smartphones com processador dual-core em 2010?

A ARM, a produtora de chips utilizados na maior parte do smartphones atuais, afirmou recentemente que fabricantes lançarão os primeiros aparelhos com processadores dotados de mais de um núcleo no ano que vem. O Palm Pre utiliza um processador baseado na atual geração do Cortex A8, assim como o iPhone 3G S também utiliza uma versão própria baseada no design deste chip.

Publicidade

“Você com certeza verá aparelhos sendo distribuídos com um dual-core A9 em 2010″, afirmou James Bruce, gerente do segmento wireless da ARM, durante uma entrevista esta semana. “O A8 é apenas single-core, enquanto o A9 será dual-core, chegando a até quad-core, dando aos smartphones uma ganho de performance ainda maior.”

iPhone 3G S

O ARM Cortex A9 diminuirá o processo de fabricação de 65 nanômetros, utilizado atualmente no Cortex A8 single-core usado no iPhone 3G S, para 45 nanômetros, o que permitirá adicionar outro núcleo sem afetar significamente o consumo de energia. Mesmo requerendo mais força durante os picos, o processo menor e o multiprocessamento conduzirão a uma vida maior para a bateria.

O lançamento do A9 deverá coincidir com a próxima leva de smartphones. A ARM antecipa que a tecnologia estará em produtos que serão distribuídos no ano que vem, aproximadamente nesta mesma época.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple fala sobre sincronização do Palm Pre com o iTunes; alerta para possível bloqueio

Próx. Post

Que tal transformar o seu iPhone em um Palm Pre?

Posts Relacionados