O melhor pedaço da Maçã.

Nova versão do Stack para iPhone OS é bastante animadora, mas roda apenas em aparelhos jailbroken

Demonstrada para o AppleInsider, a nova versão do projeto de Steven Troughton-Smith foi um dos primeiros hacks para estender as capacidades do smartphone da Apple, implantando o recurso de “empilhar” itens (como no Dock do Mac OS X 10.5 Leopard) na Springboard, aplicação que cuida da exibição de ícones nas telas iniciais do aparelho — cujo último recurso adicionado foi o Spotlight. Como não era possível mudar a ordem de exibição dos aplicativos na época, ele acabou tomando como base para isso o ícone do iPod.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=COnu0j9XhfM[/youtube]

Usando Core Animation, ele criou um plugin que faz de qualquer ícone da tela dos aparelhos uma pilha. Com o lançamento do SDK e do programa de desenvolvimento para iPhone OS da Apple, ficou claro que tal solução nunca chegaria à App Store. Foi assim que o Stack (nome oficial) passou a ser oferecido para iPhones/iPods touch jailbroken, mas pouco tempo depois foi removido do Cydia por estar sendo pirateado — mesmo nesse canal alternativo de vendas, ele ainda era comercializado por um valor simbólico.

No seu estado atual (Stack v3), usuários de iPhones podem adicionar aplicativos e web clips em cima do ícone do iPod para encher a pilha de itens. Com um toque, eles são revelados em leque na tela do aparelho (se forem poucos) ou em grade, de forma que ele lida com o modo de visualização mais apropriado automaticamente. Até 15 aplicativos podem ser colocados dentro de uma pilha, mas ainda não é possível criar múltiplas pilhas.

Publicidade

No vídeo acima, com a solução rodando no iPhone Simulator — parte dos itens exibidos foi criada para demonstração —, é possível ver que o projeto oferece utilidade e não traz problemas para o aparelho, mas é o tipo de coisa vinda de terceiros que nunca a Apple permitirá que esteja ao alcance dos seus usuários. “Eu não aguento ter um aparelho jailbroken, mas é o único jeito para rodar o Stack”, conta o seu criador. “Eu conheço muita gente que adoraria uma iniciativa oficial do Stack no iPhone OS, conforme provaram os milhares de usuários que baixaram a versão anterior.”

Aparentemente, o aplicativo não deverá mais aparecer no Cydia. Steven também mostrou, há alguns meses, avanços em um projeto que simulava o Dashboard do Mac OS X no iPhone OS. Contudo, assim como essa nova versão do Stack, dificilmente ele aparecerá em algum lugar para download.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

IM+ é mais um comunicador instantâneo para iPhone atualizado com suporte a notificações push

Próx. Post

Apple quase triplica sua participação na Imagination Technologies, fabricante de chips gráficos

Posts Relacionados