O melhor pedaço da Maçã.

Halex bodejando: iPods não são Discmen

(Este post não é produtivo: quem estiver sem tempo, pode ignorá-lo. Quero apenas compartilhar uns pensamentos…)

Publicidade

Querida Apple,

DiscmanEu já fui proprietário de um Discman, da Sony, e uma das limitações que eu achava mais contrariante era o fato de só poder escutar um álbum de cada vez. Para burlar isso, era preciso quebrar regras e fazer CDs customizados, copiando ilegalmente as faixas que eu já tinha pagado caro pra ter (ridículo, mas é o que as gravadoras dizem).

Enfim, esse sofrimento acabou quando eu adquiri meu primeiro MP3 player, um treco feio e tosco que me proporcionou momentos de extrema felicidade: minha música podia, finalmente, ir além da limitação de um álbum de cada vez. Isso continuou quando comecei a usar meu Nokia como jukebox digital (apesar de os malditos fones de 2,5mm serem uma praga vinda do inferno).

Publicidade

Há quase um ano sou dono de um lindo iPod touch e confesso que ele se tornou um dos objetos mais belos e úteis que já tive a sorte de possuir. Tê-lo foi um verdadeiro salto evolutivo: além da memória maior, da saída de 3,5mm, da facilidade de uso, integração com o iTunes e da beleza estonteante tanto do hardware quanto do software, o gadget consegue ser tão útil quanto um computador portátil, mesmo cabendo no bolso. Porém, num aspecto, eu senti que voltei a um período tenebroso de minha vida musical.

Por que essa obsessão com álbuns, Apple? Por que o Cover Flow é amarrado e sempre que eu seleciono uma música nele, só toca um álbum? Tudo bem, há todo o lance de organização lógica e visual da arte, é até fácil de entender. Mas por que o Spotlight faz a mesma coisa odiosa? E por que, o que levou seus engenheiros e designers a pensar que a %£$@* da função Shake to Shuffle (SHUF-FLE!) era pra manter a reprodução limitada a um álbum só? Sim, pois eu achava, delirante, que poderia usar o Cover Flow para selecionar e ouvir minha canção favorita, depois voltando à aleatoriedade global com uma sacudida, mas, oh!, continuo no mesmo álbum. Será que não estou sacudindo com força o bastante para as músicas se libertarem dos CDs?

Publicidade

Apple, iPods não são Discmen. A década de 80 acabou, não precisamos mais viver limitados a um álbum de cada vez, podemos ouvir Michael Jackson (Deus o tenha), Coldplay, Pink Floyd e Marisa Monte nesta sequência, uma canção de cada vez. Pra que servem as Playlists? Largue dessa obsessão com álbuns e deixe-me ouvir minhas músicas do meu jeito e do jeito que você mesma gosta de as vender: a granel. Será tão impossível assim fazer esses elementos de interface respeitarem meu jeito de ouvir música? Se estou em Albums, toque os álbuns, um de cada vez; se estou em Songs, toque as canções globalmente; se estou em Artists, toque um artista de cada vez: é complicado assim?

Álbuns são legais e um ou outro são bons o bastante para ouvir inteiros, mas são uma limitação de um passado que, sinceramente, pode ficar no século XX.

Yours truly,
-Halex Pereira.

Publicidade

P.S.: omitir o controle de volume quando não há headphone plugado foi uma adição interessante, mas eu recomendo refiná-la, pois já me rendeu um iPhone #FAIL em menos de 24 horas de iPhone OS 3.0. O treco apareceu “grudado” na interface do aplicativo de músicas, ficando impossível de controlar (eu puxava, ele voltava, eu puxava, ele voltava).

. . .

Cuidado: mais bodejos, antes de a Apple resolver dar nomes de gatos domésticos ao iPhone OS… Se quiser bodejar também, os comentários tão aí pra isso! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firefox 3.5 sairá na próxima terça-feira, segundo a Mozilla

Próx. Post

Fnac realiza promoção de notebooks Macs anteriores à WWDC ’09

Posts Relacionados