O melhor pedaço da Maçã.

Rascunhos da Mozilla mostram uma previsão da futura interface do Firefox (só no Windows, por enquanto)

Ícone do Firefox 3.5O projeto Namoroka ainda não está com seus rumos firmados no chão, mas já circulam por aí imagens publicadas no wiki da Mozilla com rascunhos do que seria o design das versões futuras do Firefox. As ilustrações dividem o projeto da nova interface em duas fases, conhecidas até o momento como 3.7 (Short-Term) e 4.0 (Long-Term), mas há chances de o primeiro rascunho se referir ao futuro navegador que conhecemos hoje como Firefox 3.6, ou até dois serem o caminho até ele.

Publicidade

Todos os rascunhos publicados referem-se apenas às versões do browser para Windows XP, Vista e 7. É uma pena nada relacionado ao Mac OS X estar disponível para visualização pública, mas, nas ilustrações e mockups que você verá a seguir, algumas mudanças no layout e no design da janela do aplicativo também podem ganhar espaço na sua versão para o sistema da Apple.

Em um primeiro momento (Short-Term), o projeto de mudança visual partiria do atual Firefox 3.5, começando a aplicação de elementos de interface simplificados e reduzindo a “poluição visual” da tela. Isso começaria a modernizar sua aparência, deixando-a mais atraente.

Firefox 3.5/3.7

O botão Home iria para a barra de favoritos, e a barra de menus seria removida para dar lugar a dois novos botões contextuais, com opções condensadas dos recursos disponíveis no browser. Aqui, a interface começa a ficar parecida (em alguns aspectos) com a do Google Chrome e do Safari 4 para Windows, com dois botões Page e Tools na barra de ferramentas e nenhuma linha gráfica para separar os botões das abas logo abaixo.

Publicidade

Para fins mais práticos, mockups foram criados para ilustrar como esse novo modelo se sairia nas diferentes versões do Windows — o que já dá um trabalho e tanto, diga-se de passagem. Nelas, podemos ver que a iniciativa também torna o navegador mais adaptado ao look & feel de plataformas diferentes, algo que também pode beneficiar o Mac OS X futuramente.

Tirar vantagem do Windows Aero é o objetivo desse mockup para o Vista e para o Windows 7
Tirar vantagem do Windows Aero é o objetivo desse mockup para o Vista e para o Windows 7
Firefox no Windows 7/Vista, sem Aero
Firefox no Windows 7/Vista, sem Aero

Firefox no Windows XP

Para um futuro mais distante (Long-Term), a coisa vai mudar ainda mais. Neste caso, não temos mockups divulgados oficialmente, mas ela fará alto uso das características de interface de cada sistema suportado. Não haverá mais uma barra de estado na parte inferior da janela, e os botões de ferramentas mudarão mais e mais: as funções de ir, parar e recarregar páginas serão condensadas num único botão, a ser colocado ao lado de um campo que combinará busca e digitação de endereços de sites.

Firefox 3.7/4.0

As semelhanças com o Chrome aparentam ser bem marcantes. Note as abas situadas no topo e um ícone diferente ao lado dos botões do sistema: ele seria o acesso para a extensão Weave, que aparenta estar sendo preparada para facilitar o uso do Firefox em modo multiusuário, além de sincronizar seus dados com múltiplos computadores. Outra coisa mencionada (porém não rascunhada) no projeto acima é o fim da janela de downloads, que será acessada em overlay à janela principal.

Publicidade

Bom, acho que o resto é vocês que devem comentar. 😉

[Via: Mashable.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor produz Bottons Booba temáticos da Apple, veja só! ;-)

Próx. Post

Autodesk expande linha de produtos compatíveis com o Mac OS X (graças ao Boot Camp)

Posts Relacionados