O melhor pedaço da Maçã.

Phil Schiller vem a público e responde ao caso de “censura” do aplicativo Ninjawords

O caso que relatamos ontem sobre o aplicativo Ninjawords pareceu ser apenas mais do mesmo na App Store, mas forçou o vice-presidente sênior de marketing de produtos da Apple, Phil Schiller, a responder via email a John Gruber, do Daring Fireball. Gruber foi quem levantou as impressões iniciais sobre o caso, mas, segundo o executivo, também exagerou na dose e fez afirmações fora de ordem, sem nenhuma relação com os critérios que realmente foram usados para marcar o aplicativo como “17+” na loja online.

Publicidade

Ninjawords Dictionary na App Store

Schiller diz que a Apple não rejeitou ou censurou o app por conter palavras corriqueiras com conotação sexual/violenta. Em vez disso, ele foi destacado pelo processo de aprovação porque continha palavras particulares oriundas do Wikitionary.org, consideradas “calões urbanos” por não estarem presentes em dicionários comuns e serem capazes de deixar certas pessoas constrangidas pelos significados desagradáveis.

Censurar o aplicativo como “17+” foi uma decisão tomada pela própria desenvolvedora do Ninjawords, a Matchstick, e visava apenas a tornar o processo de aprovação mais rápido. Na época, o iPhone OS 3.0 não havia sido lançado, e foi uma sugestão dos revisores de aplicativos para facilitar a vida de quem aplica restrições parentais aos aplicativos da loja.

Phil Schiller

Assim, o aplicativo chegou à App Store com a respectiva classificação etária. “Mesmo tendo o desenvolvedor censurado alguns termos, ainda permaneceram outros que foram suficientes para avaliar o aplicativo como impróprio para menores”, disse Schiller. É importante lembrar ainda que a Apple é chata com o acesso a certos conteúdos vindos da internet por aplicativos de terceiros, então isso deve ter pesado na decisão final de equipe de aprovação da loja.

Publicidade

Além de o email conter toda essa explicação sobre o caso, Schiller também aproveitou para deixar uma mensagem de desculpas pelo inconveniente — que eu imagino se aplicar a outros casos em que vimos o processo de revisão de aplicativos da Apple ser bastante controverso:

Os objetivos da Apple continuam alinhados com os dos clientes e desenvolvedores — criar uma plataforma de aplicativos inovadores para o iPhone e o iPod touch e ajudar desenvolvedores a produzir a maior quantidade possível de softwares de qualidade para a iPhone App Store. Apesar de nem sempre sermos perfeitos na execução do nosso objetivo, nossos esforços são feitos com as melhores intenções e, caso erremos, pretendemos aprender a aprimorarmo-nos rapidamente.

Enough said. 😛 Mas agora resta saber se veremos os resultados desse aprimoramento das atitudes da Apple na prática.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Update 12.2.1 do Microsoft Office para Mac corrige bug na leitura de arquivos XML do Windows [atualizado]

Próx. Post

Google brigará com a Apple na China

Posts Relacionados