O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla muda planos de lançamento do Firefox 3.6 e prevê disponibilidade para novembro

Ícone do Firefox 3.5Os planos de lançamento do Firefox 3.6 incluíam muitas novidades, mas a Mozilla decidiu mudar suas intenções iniciais e está dando um novo caminho para a próxima versão do navegador, que agora possui previsão de lançamento para novembro, e não mais para o ano que vem. Na nova edição do seu artigo de planejamento no wiki da empresa, foram mantidos apenas o foco em uma melhoria radical em desempenho e a sua integração com a extensão Personas, para customização visual.

Publicidade

Com a mudança, os estágios de desenvolvimento ficarão mais apertados. A Beta 1 do novo navegador virá no início do mês que vem, a Beta 2 (já bastante aprimorada, estável e pronta para as primeiras extensões) virá no final de setembro e a primeira candidata à final (destinada ao lançamento definitivo) virá na segunda quinzena de outubro, com disponibilidade para o público geral em novembro.

Ao que tudo indica, não deveremos ver nada bombástico, como mudanças no seu design que alguns mockups da Mozilla chegaram a sugerir. O objetivo agora é tornar o Firefox de hoje melhor para o futuro. Dentre as prioridades em desempenho, estão: atingir ganhos dramáticos em performance para tudo (iniciar, abrir abas, carregar páginas, interagir com a interface), implantar temas que não requeiram reinicialização para serem instalados, aprimorar o autopreenchimento de formulários e a barra de endereços. É importante ressaltar que alguns desses planos já ficaram claros na recente Alpha 1.

Com esse estágio do roadmap concluído, a Mozilla deverá iniciar os seus planos para inclusão de mais funções novas no Firefox e melhorar a sua integração com outros sistemas, algo que só conferiremos em 2010. De qualquer forma, a versão 3.6 será importante para o navegador, melhorando alguns pontos de que os usuários sentiram falta na recente versão 3.5 e tornando-o melhor para acompanhar a concorrência de Apple (Safari), Google (Chrome) e Opera.

[Via: Mozilla Links.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dia 11 de agosto: você por acaso sabe o que é comemorado nesta data?

Próx. Post

Confira o developer preview do Google Wave no iPhone

Posts Relacionados