De acordo com Pete Cunningham — um analista da Canalys, que promove pesquisas independentes no mercado de tecnologia —, o iPhone ocupou, no segundo trimestre de 2009, 13,7% do mercado global de smartphones, superando os 9% da fatia conquistada por todos os aparelhos que utilizam o Windows Mobile como sistema operacional.
“A Apple revolucionou o setor de smartphones, ultrapassando rivais experientes,” declara Pete, que nos lembra de que os dados não incluem as vendas do último modelo — o iPhone 3GS —, que só iriam acontecer um pouco depois.
Fazendo um comparativo entre os mercados dos Estados Unidos e da Europa/Oriente Médio, nota-se uma diferença de cultura interessante. Enquanto no primeiro o smartphone ocupa cerca de 23% das vendas, enfrentando uma presença esmagadora dos BlackBerries com 52%, no segundo ele já se sai melhor em relação à plataforma da Research In Motion, que ocupa 13,3%, contra 13,6% do iPhone, mas perde espaço para a Nokia.
Chris Jones, vice-presidente da Canalys, que compara os mercados de computadores e de smartphones, diz que, enquanto “PCs são altamente padronizados, uma plataforma já ‘comoditizada’, na qual eles são difíceis de distinguir”, “smartphones são diferentes, e empresas como Nokia, Apple, RIM e Palm têm tido sucesso ao desenvolver seus próprios sistemas operacionais e entregar dispositivos e interfaces bem diversos”.
Talvez Steve Ballmer devesse prestar mais atenção a algumas análises para estruturar melhor os seus planos para enfrentar a concorrência, antes que os “erros de arredondamento” atinjam números mais altos. 😉
[Via: AppleInsider.]