O melhor pedaço da Maçã.

Como previsto, Nokia lança N900 para brigar com o iPhone usando o Maemo (Linux)

Num dia vem o rumor, no outro a confirmação: a Nokia anunciou hoje o lançamento do N900, que ela chama de “internet tablet” mas que nada mais é do que um smartphone diferente para brigar com o iPhone com o uso do Maemo 5, software de código aberto e baseado em Linux.

Publicidade

Nokia N900

“Com o software Linux, a tecnologia de navegador do Mozilla (com Adobe Flash, diga-se) e agora também com conectividade celular, o Nokia N900 oferece uma experiência móvel muito interessante”, diz Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da área de markets da Nokia. “O Nokia N900 mostra nosso trabalho de desenvolvimento do Maemo. Estamos unindo funcionalidades de computador, internet e celular em apenas um produto.”

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GhTtsZATwBQ[/youtube]

O Nokia N900 vem com um processador ARM Cortex-A8, até 1GB de RAM para aplicativos e aceleração de gráficos OpenGL ES 2.0. Ao contrário do iPhone OS, ele permite a execução de múltiplas tarefas simultâneas (multitasking), como num computador convencional. Ele oferecerá, ainda, uma tela sensível ao toque de resolução WVGA e rápida conectividade com 10/2 HSPA e Wi-Fi/WLAN.

Publicidade

O aparelho vem com 32GB de armazenamento, podendo ser ampliado para até 48GB com um cartão microSD. O aparelho vem com um software para visualização de fotos por nuvem de etiquetas “tag cloud”, que ajuda os usuários a obter o máximo da sua câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss.

Nokia N900

O Nokia N900 estará disponível em mercados selecionados a partir do quarto trimestre de 2009 (uma previsão para o Brasil ainda não foi dada pela companhia), com um preço estimado ao varejo de 500 euros (cerca de R$1.340), sem taxas e subsídios. O aparelho será exposto no Nokia World, que acontece em Stuttgart (Alemanha) nos dias 2 e 3 de setembro.

[Dica do Tiago Pupo, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TIM lança iPhone 3GS e reduz preço para os planos pré-pagos

Próx. Post

Sygic anuncia novidades para a próxima versão do Mobile Maps Brazil, em breve na App Store

Posts Relacionados