O melhor pedaço da Maçã.

Será o Mac OS X 10.6 Snow Leopard o sistema operacional da iTablet?

Santa expectativa, caro Mac-leitor! Para apimentar ainda mais os rumores sobre a iTablet, que já conta com o próprio Steve Jobs como supervisor e que poderá vir em três tamanhos, agora foram descobertos indícios que sugerem a possibilidade de o Mac OS X 10.6 Snow Leopard ter sido desenvolvido como seu SO principal.

Publicidade

Teclado Virtual do Snow Leopard

Quem levanta essa possibilidade é Leander Kahney, autor de livros como a A cabeça de Steve Jobs, um renomado conhecedor da Apple, sua história e seus produtos. Segundo ele, há três novos elementos na interface do usuário que são extremamente úteis para donos de tablets, como os Modbooks da Axiotron, e que podem ter sido desenhados para atender o novo produto da empresa.

O primeiro deles é um novo teclado virtual presente no Snow Leopard, que talvez tenha ficado de fora da cobertura oficial da empresa para não chamar a atenção a seu respeito. Se o antigo era pequeno e limitado (foto abaixo), ficando localizado no item Internacional (descontinuado) das Preferências do Sistema (System Preferences), a nova versão é bem mais completa e ganhou um espaço próprio no item Teclado.

Teclado Virtual do Leopard

Agora compare com a versão do Snow Leopard, que, se necessário, pode ocupar todo o espaço disponível no monitor. No meu caso, é um iMac de 20 polegadas, mas poderia ser um Cinema Display antigo de 30 polegadas.

Teclado Virtual Snow Leopard - Newton

Quer conferir em sua própria máquina? Siga os passos a seguir:

Publicidade
  • Nas Preferências do Sistema, clique em Teclado.
  • Marque a opção “Mostrar Teclado e Visualizador de Caracteres na barra do menu”.
  • Agora, na barra, clique em “Mostrar visualizador do Teclado.”

Kahney deixa claro que essa atualização do software do teclado virtual, por si só, não prova que ele foi desenhado para a futura tablet da Apple. No entanto, é preciso reconhecer que seu novo formato é o mais próximo que poderíamos imaginar para uma interface sensível ao toque.

Publicidade

Outro elemento da UI que foi citado por ele é a uma funcionalidade implementada no Exposé — demonstrada durante o anúncio do novo sistema na WWDC — que nos permite clicar em um ícone e segurar para visualizar todas as janelas de um aplicativo.

Por último, na opinião de Kahney, o detalhe mais convincente de todos: os Stacks no Dock, que agora passaram a apresentar uma “grande” barra de rolagem, tornando mais fácil visualizar os “grandes” ícones, como se gritassem “me toquem”.

Ainda é cedo para determinar se a análise dele está correta, mas todos esses detalhes só me deixam cada vez mais certo de que a tal iTablet será um sucesso. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analistas começam a voltar seus olhos para um novo Apple TV na semana que vem

Próx. Post

O que é mais difícil: um gordinho na corda bamba ou um bêbado indo para casa?

Posts Relacionados