Estimulado por um post que vi agorinha no blog 9 to 5 Mac, resolvi conferir nossas estatísticas de acesso das últimas duas semanas e devo dizer: fiquei hiper surpreso com o nível de adoção do Mac OS X 10.6 Snow Leopard por aqui, tanto quanto eles por lá.
É claro que não podemos nos gabar de dizer que mais da metade de vocês — usuários de Macs, apenas (descartamos os outros sistemas operacionais nos gráficos abaixo) — já estão no Snow Leopard, até porque ele só começou a ser entregue oficialmente para brasileiros *hoje* (até bem mais cedo que o esperado, é verdade), mas veja só que coisa interessante: o gráfico abaixo mostra o nosso percentual de visitas na semana anterior ao lançamento do SO nos Estados Unidos, exatamente dos dias 21 a 28 de agosto.
Só aqui já vemos algo de impressionante: 6,2% dos nossos leitores já estavam rodando o Snow Leopard mesmo antes do seu lançamento, até porque o build final foi confirmado como sendo o 10A432
durante esses dias, o que provavelmente estimulou muita gente a instalar versões do Mac OS X 10.6 que já rolavam em redes de torrents e afins.
Uma semana depois, de 28 de agosto a 4 de setembro, eis a grande mudança:
Nesses poucos dias, o uso do Snow Leopard mais do que dobrou entre os leitores do MacMagazine, atingindo 13,95%. Observe como o percentual do Mac OS X 10.5 Leopard caiu ao mesmo tempo, o que mostra que a maioria está mesmo fazendo upgrade.
Pra facilitar, o curioso foi uma oitava versão que pintou no segundo gráfico: PPC 10.6. Não dá pra entender o que isso significa, já que o Snow Leopard só pode ser instalado em Macs com processadores Intel. Das duas, uma: ou tem gente na Apple usando uma versão exclusiva e interna do SL para PowerPC, ou algum engraçadinho fez alguma alteração nas informações que o browser passa para sistemas de estatísticas como o Google Analytics, gerando essa discrepância que vemos acima.
No mais, achei esses números bastante interessantes. 🙂