O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode ter removido ZFS do Snow Leopard devido a problemas de licenciamento

Versão Steve Ballmer do Snow Leopard

Versão Steve Ballmer do Snow LeopardConforme observamos há uma semana, o sistema de arquivos ZFS, da Sun Microsystems, realmente não deu as caras no Mac OS X 10.6 Snow Leopard. O problema é que a sua remoção ocorreu de uma hora pra outra, sem qualquer anúncio ou explicação oficial por parte da Apple, o que gerou muitas especulações sobre problemas de migração e/ou dificuldades de implementá-lo no sistema operacional em tempo hábil.

Publicidade

Robin Harris, do StorageMojo (blog especializado em tudo que tem relação com armazenamento de dados), tenta explicar o porquê de isso ter acontecido, com base em especulações. Segundo ele, a grande barreira nessa história toda foram problemas de licenciamento da tecnologia, graças às demandas absurdas (leia-se CDDL) feitas pela Sun. Para a Apple, aceitar todos os seus pedidos seria um risco muito grande para o seu negócio, depois de colocar tudo na balança.

Muita gente espera que a Sun coloque o ZFS dentro da GNU General Public License (GPL), o que facilitaria muito a sua adoção pela Apple e outras empresas. Enquanto isso não acontece — o que poderá ser estimulado pela Oracle, que adquiriu a Sun em abril deste ano —, a implementação provavelmente foi adiada pelos engenheiros do Mac OS X em Cupertino.

Tomara que esse cenário mude logo.

[Via: 9 to 5 Mac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquete: maioria esmagadora de leitores do MacMagazine já possui Macs Intel

Próx. Post

MindMeister chega ao iPhone para quem gosta de mapas de ideias

Posts Relacionados