O melhor pedaço da Maçã.

Bateria de íons de sódio pode recarregar 30x mais rápido que a de lítio

tinhkhuong / Shutterstock.com
iPhone recarregando via MagSafe

Um grupo de pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (Korea Advanced Institute of Science and Technology, ou KAIST) desenvolveu uma bateria de íons de sódio de alta potência, a qual pode ser recarregada em poucos segundos — o que poderá ser uma alternativa viável às células de íons de lítio, usadas na maioria dos dispositivos atualmente.

Publicidade

Embora baterias de íons de sódio já existam, elas costumam contar com baixa capacidade de armazenamento de energia e recarregar mais lentamente — o que é uma pena, visto que o sódio é bem mais abundante na natureza do que o lítio (e bem mais diversificado geograficamente).

Para resolver essas deficiências, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de bateria híbrida, trabalho que foi realizado por meio da integração do ânodo, que é normalmente utilizado em baterias com cátodos feitos com materiais costumeiramente utilizados em supercapacitores.

Esse cruzamento, segundo os pesquisadores, fez com que a bateria alcançasse altas capacidades de armazenamento e taxas rápidas de carga/descarga, superando a densidade de energia das baterias de íons de lítio — o que, pelo menos em tese, resolveria os principais problemas das baterias de sódio.

Publicidade

Para se ter uma ideia, a bateria híbrida resultante pôde ser recarregada cerca de 30 vezes mais rápido que as baterias atuais — uma eficiência que poderia ser bastante útil se empregada nas baterias não apenas de smartphones, como também de veículos e tecnologias aeroespaciais.

Interessante (e promissor), não acham?

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Tiny Planner, Cosmic-Watch, Tacoma e mais!

Próx. Post

Óculos Ray-Ban Meta estão agora ainda mais integrados ao Apple Music

Posts Relacionados