O melhor pedaço da Maçã.

E aqui vamos nós: estudo mostra que inicialização do Windows 7 é 42% mais lenta que a do Vista

Não dá pra ficar muito animado: um dia depois de uma resenha super positiva do Windows 7 pelo colunista de tecnologia do Wall Street Journal, Walt Mossberg, uma bomba: a Computerworld divulgou resultados de um estudo que mostrou que a inicialização do novo sistema operacional da Microsoft é 42% mais lenta que a do antecessor, o Windows Vista.

Publicidade

Windows 7 bootando

Antes de chegarmos ao assunto, eu não poderia deixar de ficar surpreso com um belo achado de Philip Elmer-DeWitt, do Fortune Brainstorm Tech: em janeiro de 2007, o mesmo Walt Mossberg publicava sua resenha do Windows Vista. Vejam só o que ele disse, na época: “Depois de meses testando o Vista em múltiplos computadores, novos e antigos, eu acredito que esta é a melhor versão do Windows que a Microsoft já produziu.” Soa familiar, não é? 😉

Pois bem: a iolo Technologies, empresa especializada em modificações em PCs, realizou sucessivos testes com o Windows 7 e concluiu que uma máquina novinha com o SO recém-instalado leva 1’34” para terminar de carregar. O Vista, no mesmo PC, leva 1’06”. É bom observar: os resultados batem com os obtidos pela CNET News em seus testes do Windows 7.

Publicidade

Ocorre que o Windows 7 dá uma impressão errônea de velocidade de boot, chegando ao desktop mais rápido do que o Vista. Todavia, ele continua trabalhando para carregar uma série de componentes “nos bastidores”, e só se torna realmente utilizável (quando a CPU deixa de trabalhar intensamente) depois do tempo supracitado.

Não vamos considerar, é claro, o quanto o Windows se deteriora com o tempo. A mesma iolo tem uma máquina com o Windows 7 instalado há três meses, que hoje leva nada mais nada menos que 2’34” (!) para inicializar. A boa notícia é que o Vista costumava ficar ainda pior com três meses, então a Microsoft realmente fez avanços nessa área.

Na semana que vem, a iolo pretende liberar um relatório completo dessas pesquisas. Fiquei curioso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Psystar e Apple lutam para que julgamento não ocorra em janeiro de 2010

Próx. Post

WebGL também está disponível para testes no Google Chrome

Posts Relacionados