O melhor pedaço da Maçã.

Apple se aproveitará do lançamento do Windows 7 para estimular usuários a mudar para o Mac

Com um tudo aparenta ser simples, mas pode não ser. Já com outro, tudo será uma tremenda dor de cabeça. E agora, Batman?

Não é nada capaz de surpreender — afinal de contas, a campanha Get a Mac já se aproveitou do lançamento de uma versão do Windows no passado —, mas a Apple novamente pretende se aproveitar de um lançamento do sistema da Microsoft para estimular usuários a adquirir um dos seus computadores com Snow Leopard, conforme informa o BusinessWeek. Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing de produtos, disse que o lançamento da gigante de Redmond representa uma boa oportunidade para a sua empresa.

Publicidade

Mas o pior é que ele pode estar certo: de 22 de outubro até o final do primeiro trimestre de 2010, milhões de usuários de PCs deverão ir às lojas para atualizar seus computadores com o Windows 7 — que não podemos negar que está melhor do que o Vista —, mas também estarão vulneráveis a comprar um Mac. Além disso, quem não estiver querendo comprar uma nova máquina, provavelmente sofrerá bastante com o processo de atualização da Microsoft caso ainda utilize o Windows XP, lançado há oito anos — e, para fins de comparação, a Apple lançou sete versões do Mac OS X nesse período, com excelentes níveis de adoção.

Com o passar dos anos, ficou fácil para a Maçã jogar os benefícios de seus Macs sobre os PCs com Windows, já que eles não são vulneráveis a vírus e outras falhas de segurança e vêm com diversos aplicativos pré-instalados, úteis no dia-a-dia. Ah, e no momento das atualizações de sistema, os usuários não sofrerão tanto quanto os que ainda estão com o Windows XP, estando forçados a fazer backups, formatar seus HDs, instalar o novo Windows 7 do zero e voltar a configurar tudo de novo, colocando arquivos de volta e instalando todos os programas de terceiros.

Publicidade

Sem dúvida, trata-se de um bom momento para a Apple voltar a atacar a Microsoft. “Todo usuário que ler aquelas etapas [de atualização do Windows XP para o 7] vai enlouquecer. Se você tem que passar por tudo aquilo, por que simplesmente não compra um Mac?”, disse Schiller.

O único empecilho que a Apple possui nesse caminho é o custo dos seus produtos. O valor médio de um PC é bem menor, e como Schiller disse que não reduzirá preços com um novo Windows dominando prateleiras, o jeito será confiar na simpatia, simplicidade e facilidade de uso do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, que não foi um lançamento grande como será o do sistema da Microsoft, mas atraiu uma parcela considerável dos 70% dos usuários do Mac OS X que rodavam o Leopard até o final de agosto.

Publicidade

Assim, o que está em jogo no momento não é só a oportunidade de convencer donos de PCs a mudar para o Mac, mas também a chance de ver qual sistema operacional será mais bem-sucedido para a sua respectiva base de usuários. “Eu espero que o Snow Leopard ainda tenha uma excelente taxa de atualização no futuro, e o Windows 7 não”, disse Schiller. “Nós já passamos por essas transições anteriormente e, independentemente de como você olhe, ele continua sendo Windows”, finalizou.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steven Troughton-Smith lançará app de Exposé para iPhones/iPods touch jailbroken

Próx. Post

Primeira versão beta do Firefox 3.6 já está disponível para download

Posts Relacionados