BetterTouchTool é _o_ programa para gestos em trackpads multi-touch e em Magic Mouses

Ícone do BetterTouchToolEm outros artigos sobre esse tema, falamos sobre aplicativos e dicas variadas para ativar comandos via gestos nos trackpads multi-touch e no Magic Mouse, assim como habilitar estas funções no Windows (via Boot Camp) e no Firefox.

Na semana passada, conheci através do Rafael uma excelente ferramenta criada pelo desenvolvedor Andreas Hegenberg, a BetterTouchTool, e a venho testando desde então.

Diferentemente das soluções anteriores, o programa funciona sem a necessidade de soluções de terceiros — como o SIMBL — ou em modo de compatibilidade, pois roda em 32 e 64 bits, assim como também em aplicativos Carbon (iTunes, DVD Player, Front Row e Grapher, por exemplo) e Cocoa. Ou seja, “it just works”!

Janela de configuração do BetterTouchTool

Janela de configuração da BetterTouchTool

O detalhe que pode incomodar alguns usuários é o ícone ficar na barra de menus, onde estão as opções de configurar e encerrar o programa, assim como o MiddleClick faz. Como nosso leitor Everson Araujo explicou nos comentários do artigo, é possível esconder o ícone do aplicativo, e a maneira de acessar as configurações é pelo atalho Ctrl+Option+Cmd+O, sendo necessário reiniciar uma vez o programa para que a alteração faça efeito. Obrigado pela colaboração! :-)

O desenvolvedor do programa tem incrementando e adicionando aos poucos mais funcionalidades a ele — algumas realmente úteis, outras apenas curiosas. Uma das mais estranhas é o suporte a 11 (?!) dedos no trackpad, que não resisti comentar aqui: ora, isso é um tanto machista da parte do Hegenberg, hehehe. ;-)

Como já falamos, o Firefox implementou recentemente a possibilidade de ativar alguns gestos multi-touch. Uma das funções (a de alternar entre abas) foi desabilitada na versão 3.5 final do navegador pela Mozilla, por ser sensível demais e causar ações indesejadas, mas a BetterTouchTool torna tudo melhor e mais suave. Vale lembrar, ainda, que o navegador possui uma extensão muito útil, que reproduz controle via gestos pelo mouse, a FireGestures.

Atualmente em desenvolvimento e atualizado quase diariamente, a BetterTouchTool está disponível para download aqui. Por ser uma versão beta, ela ainda pode conter alguns bugs, por isso reproduzo o mesmo aviso do criador: use por sua própria conta e risco. ;-)

[via Mac OS X Hints e MacDailyNews]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.