O melhor pedaço da Maçã.

Review: Shazam Encore vs. Midomi para iPhone

por Marcelino Hable Junior

Publicidade

Aplicativos para iPhone que identificam a música que está tocando têm se tornado cada dia mais interessantes, diante de toda a nossa biblioteca mundial diversificada (quase infinita, eu diria). Encontrar um bom programa para adivinhar qual música está sendo reproduzida ainda é um desafio. Ou era…

Ícones do Shazam e do Midomi

Na App Store Store, existem hoje dois títulos que se destacam: o Shazam e o Midomi. O primeiro é um velho conhecido nosso; só recentemente ele pintou por aqui duas vezes — primeiro na chegada da sua versão Encore, depois num dos comerciais mais recentes da Apple.

Com duas versões na loja da Apple, o Shazam é distribuído hoje de graça e num modelo pago, de US$5. A primeira versão, a tradicional, é agora limitada à identificação de cinco faixas por mês, o que já dá uma bela vantagem comparativa para o Encore.

Publicidade
Shazam Encore no iPhoneShazam Encore no iPhoneShazam Encore no iPhoneShazam Encore no iPhone

Ambas as versões do Shazam possuem interfaces bem intuitivas, com funções interessantes. Um destaque é a área “Pesquisar”, que dá ao usuário acesso a praticamente todas as músicas existentes no mundo. Outra forte característica do produto é a descrição de tudo o que ele identifica: música, artista, álbum — e tudo isso pode ser compartilhado via Twitter, Facebook e email, sem falar que você ainda pode ver vídeos relacionados no YouTube. E tudo é traduzido para o idioma do seu iPhone. Bárbaro!

Publicidade

Vale apontar aqui um ponto negativo do Shazam em relação ao Midomi: ele não identifica músicas ao vivo (live) e nem as cantadas por você. O Midomi (Ultra), acredite se quiser, tem essa função. Ele consegue identificar até mesmo canções murmuradas — é um verdadeiro guru musical. Pra falar a verdade, ele é capaz de descobrir até mesmo o nome de músicas que você tocar no violão ou no teclado. Demais!

Midomi no iPhoneMidomi no iPhoneMidomi no iPhoneMidomi no iPhone

Pus ambos os apps num belo desafio: identificar a “Dança do Créu”. Aqui, o Shazam falhou feio, enquanto o Midomi não só encontrou o nome da música, mas também me disse em que álbum eu poderia encontrá-la e me deu até sugestões de vídeos relacionados no YouTube.

Se você está cansado de olhar pras suas músicas nomeadas “Track 1 – Track 99” ou simplesmente não tem paciência para usar outros artifícios e identificar músicas, esse tipo de programa pode ser um ótimo investimento.

Publicidade

O Shazam Encore requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e pesa 1MB na App Store. Já o Midomi Music Identifier and Search (Ultra) é compatível com o firmware 2.2 ou superior de iPhones/iPods touch, também custa US$5 e pesa 1,3MB na App Store.

[primeira foto do artigo: Ryoichi Tanaka (via Flickr)]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eis uma grande vantagem do iPhone OS sobre o Android e o webOS: iPods touch

Próx. Post

Promoção de Black Friday na Apple Online Store Brasil traz descontos de 10%, em média

Posts Relacionados